CZ Zhao, Binance
CHangpeng “CZ” Zhao (Foto: Reprodução)

O criador da Binance, o empresário Changpeng “CZ” Zhao, diz que não se sente intimidado com a recente tempestade de escrutínio regulatório dirigida à corretora. Em vez disso, ele vê isso como uma oportunidade para a Binance provar seus méritos ao enfrentar o que ele diz ser uma onda de FUD (medo, incerteza e dúvida, na sigla em inglês). 

Leia também: CVM rejeita acordo com Binance em investigação sobre oferta de derivativos

Publicidade

Em um evento do Twitter Spaces na sexta-feira (1), CZ acusou os críticos da Binance de tentar pintar sua empresa como semelhante à FTX, a exchange de criptomoedas operada pelo ex-rival da CZ, Sam Bankman-Fried, e cheia de casos de corrupção e ilegalidades.

CZ nega a comparação e diz que a Binance provou sua força nos últimos meses, mantendo sua grande base de usuários e participação de mercado.

“Somos uma empresa muito mais forte hoje do que há dois anos”, disse CZ, acrescentando que a Binance está “muito à frente do jogo em termos de conformidade regulatória.”

A defesa da CZ é direcionada às acusações feitas contra ele, a Binance, e sua subsidiária norte-americana Binance US pela SEC, que abriu um processo contra ela em 5 de junho.

Na queixa, a SEC alega que milhões em fundos da empresa foram transferidos entre empresas detidas por CZ no que a agência diz ser um esquema de lavagem de dinheiro. A SEC também acusou a Binance de operar como uma exchange não licenciada e operar ilegalmente nos EUA. 

Publicidade

A SEC não é o único órgão regulador que mira a Binance. No dia 27 de março, a Comissão de Negociação de Commodities e Futuros dos EUA processou a Binance pelo que alega serem violações das regras de negociação e derivativos dos EUA. A empresa também enfrenta escrutínio legal no Canadá, Austrália e França por suspeitas de violações regulatórias. 

Abalo no mercado

Embora CZ esteja certo ao afirmar que a Binance continua sendo a maior exchange do mundo, os processos cobraram seu preço. Na semana após o processo da SEC, a Binance US viu sua participação de mercado evaporar em 78%, e os volumes globais de negociação da própria Binance global também caíram

Apesar disso, CZ adotou um tom confiante ao expor como ele ainda vê melhorias no cenário regulatório mais amplo das criptomoedas globalmente, melhorias que poderiam aliviar algumas das pressões de baixa que pesam no mercado, segundo ele.

Na opinião de CZ, envolver os tribunais na decisão de questões regulatórias era “um pouco desnecessário”, mas acrescentou que mais comunicação com autoridades dos EUA levaria a mudanças na forma como os reguladores lidam com os criptoativos.

Publicidade

“Eu acho que agora, parece que há uma falta de clareza nas regulamentações de ativos digitais, e eles estão apenas fazendo execuções, o que é um pouco triste”, disse CZ, reconhecendo os processos contra a Binance entre essas ações de execução. “Espero que, com a comunicação e a colaboração, as coisas possam avançar mais.”

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Mulher olhando celular com logotipo do paypal

PayPal libera uso de stablecoins para pagamentos internacionais

Empresa explicou que clientes podem converter o PayPal USD (PYUSD) em dólares e enviar dinheiro para 160 países
Imagem da matéria: Ethena (ENA): Conheça a criptomoeda que acaba de estrear no mercado com alta de 45%

Ethena (ENA): Conheça a criptomoeda que acaba de estrear no mercado com alta de 45%

O token de governança ENA da Ethena Labs, junto do USDe, possuem uma história controversa, mas isso não impediu o apoio de investidores e traders
Imagem da matéria: Com halving a horas de acontecer, Bitcoin Cash bate maior preço desde 2021

Com halving a horas de acontecer, Bitcoin Cash bate maior preço desde 2021

Criptoativo registrou um aumento de 5% nas últimas 24 horas e um aumento considerável de 43% nos últimos 30 dias
Imagem da matéria: Scarpa quer desfecho de ação contra Willian Bigode por golpe cripto: “Já passou da hora”

Scarpa quer desfecho de ação contra Willian Bigode por golpe cripto: “Já passou da hora”

O jogador do Atlético Mineiro está desde o ano passado atrás dos valores investidos na WLJC Gestão Financeira através de Bigode