Imagem da matéria: CVM suspende ofertas da empresa de crowdfunding Finco Invest
Foto: Shutterstock

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) suspendeu 26 ofertas da plataforma de crowdfunding Finco Invest pelo prazo de até 30 dias a contar da terça-feira (05).

A suspensão, segundo a Superintendência de Registros de Valores Mobiliários (SRE), ocorreu por conta da ausência de informações essenciais e ofertantes que não atendem requisitos. Caso as irregularidades não sejam corrigidas neste prazo, a SRE poderá cancelar as ofertas em definitivo, diz a publicação.

Publicidade

De acordo com o comunicado, a área técnica da CVM identificou a falta de documentação nas ofertas e a ausência de informações e outras irregularidades na empresa, cuja sede fica em Curitiba (PR).

Dentre elas, a falta do contrato de sociedade, apresentação das demonstrações contábeis e também a falta dos documentos que contêm “Informações Essenciais sobre a Oferta Pública”.

Conforme detalhou, os dados faltantes são essenciais para que cada oferta seja feita dentro das normas da autarquia.

Segundo a CVM, essas informações são consideradas essenciais para que investidores tomem as suas decisões e ofertantes que não são sociedades empresárias de pequeno porte.

Conforme detalhou, nenhuma das 26 ofertas da Finco Invest apresenta, por exemplo, o contrato de investimento que deveria constar no pacote de documentos jurídicos, conforme exigido pela Instrução 588, que regulamenta o Crowdfunding de Investimento no Brasil.

Publicidade

O texto cita a Instrução CVM 588 que exige que os emissores de valores mobiliários sejam organizados sob a forma de sociedade. No entanto, a Finco Invest conta com 11 Empresas Individuais de Responsabilidade Limitada (EIRELI) ofertantes.

Finco Invest atende determinação

A superintendência determinou que a Finco Invest publicasse imediatamente um comunicado ao mercado, informando a decisão da suspensão. A mesma medida deveria ser tomada em favor dos investidores que já aderiram a ofertas na plataforma.

Segundo a publicação, a empresa também deve enviar comunicação para cada um dos investidores informando a possibilidade de revogação do investimento até o quinto dia útil após ciência da suspensão.

Em atendimento à determinação, na mesma data da publicação da CVM a Finco Invest publicou o comunicado exigido e disse que tomou providências junto às sociedades emissoras para o pleno atendimento das exigências da autarquia.

Publicidade

Crowdfunding Finco Invest

A Finco Invest oferece investimentos em Crowdfunding, uma modalidade também conhecida como ‘investimento coletivo’ ou ‘investimento colaborativo’. Atualmente o tipo de negócio é bastante usado como instrumento de captação de recursos de startups.

No Facebook, por exemplo, a Finco Invest apresenta seu programa de Crowdfunding como “a maneira mais fácil de investir no mercado imobiliário”. No entanto, no site da empresa são divulgados outros segmentos, como franquias, agronegócios e educação.


BitcoinTrade: Depósitos aprovados em minutos!

Cadastre-se agora! Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em menos de 5 minutos! Acesse: bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Moeda de Bitcoin no centro de dados IA

Algoritmos de Aprendizado de Máquina preveem preço do Bitcoin para 30 de abril

Inteligência artificial prevê para o último dia deste mês que o preço do Bitcoin passe por um ligeiro ajuste
criptomoedas bitcoin ethereum e solana

Fatores macroeconômicos terão papel de peso no mercado cripto após o halving, diz Coinbase

Para a maior corretora cripto dos EUA, a tendência é que os mercados procurem novos catalisadores para sustentar a recuperação do primeiro trimestre
Imagem da matéria: Baleias estão mais famintas do que nunca por Bitcoin; Veja por quê

Baleias estão mais famintas do que nunca por Bitcoin; Veja por quê

“Atualmente a demanda de Bitcoin por esse grupo de investidores é a maior de todos os tempos”, diz estudo da CryptoQuant
Imagem da matéria: Corretoras batem recorde de negociações enquanto suas reservas de Bitcoin despencam

Corretoras batem recorde de negociações enquanto suas reservas de Bitcoin despencam

A alta das criptomoedas em março resultou em um recorde de negociações e queda drástica das reservas de Bitcoin das corretoras