Imagem da matéria: CVM emite alerta contra consultoria financeira e operador por atuação irregular no Brasil
Foto: Shutterstock

A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) emitiu alerta – stop order – na última terça-feira (4) contra a P&C Consultoria Financeira e seu responsável, Douglas Pisaneschi Contarini. Ambos são acusados de atuação irregular no mercado.

Segundo a área técnica da CVM, Contarini e a P&C – cujo nome fantasia é P&C Capital –  vinham oferecendo publicamente no Brasil serviço de administração de carteiras de valores mobiliários sem a devida autorização da autarquia.

Publicidade

Por unanimidade, o colegiado da CVM determinou a suspensão imediata da oferta, além de estipular uma multa diária de R$ 5.000 em caso de descumprimento.

De acordo com a Deliberação 842 da CVM, onde consta a decisão, Douglas Contarini foi notificado por meio de ofício para se explicar. No entanto, não apresentou resposta aos questionamentos da autarquia.

Segundo cadastro na Receita Federal, consta um endereço em São Paulo, na avenida Paulista, como sede da P&C Capital. Aberta em maio de 2017, ela seria um braço de outra companhia, baseada na Escócia.

‘Operador autônomo’

A reportagem tentou contato por meio de telefone e e-mail disponíveis no cadastro da P&C Capital junto à Receita Federal. Assim como no caso da CVM, não houve retorno.

Publicidade

Também não foi encontrado site ou rede social para verificar que tipo de serviço ou produto era ofertado pela empresa e seu representante.

As informações sobre Contarini em redes sociais também são escassas. Há um perfil com seu nome no Twitter no qual ele se apresenta como operador autônomo na Bolsa de Valores. As postagens, no entanto, são de 2011 e 2012.

No nome de Contarini consta ainda uma empresa individual, a Pisarini Calçados, que tinha sede em Balneário Camboriú, litoral norte de Santa Catarina. No entanto, ela não se encontra mais ativa.

‘Lista suja’ CVM

CVM disponibiliza algumas listas de empresas que estão proibidas de atuar no Brasil. O objetivo é ajudar o público na hora de decidir sobre como e onde investir.

Publicidade

A recomendação é que, antes de investir, a pessoa consulte o site da autarquia para saber se o negócio possui autorização para atuar.

Estão disponíveis na nova página as deliberações que suspendem ofertas e atividades irregulares referentes a 2019. Ocorrências correspondentes aos anos de 2005 a 2018 podem ser encontradas em outra área do portal da CVM.


BitcoinTrade: Depósitos aprovados em minutos!

Cadastre-se agora! Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em menos de 5 minutos! Acesse: bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Gustavo Scarpa em um campo de futebol usando o uniforme do Atlético Mineiro

Scarpa x Bigode: Pedras preciosas não valem como garantia em processo contra pirâmide cripto, diz PF

Um laudo das pedras de alexandrita apreendidas da suposta pirâmide Xland foi avaliado por um juiz, que determinou que elas não têm valor significativo
Moedas de Bitcoin sobre mesa espelhada

Estudo mostra que 61% dos investidores brasileiros não pretendem vender Bitcoin

Pesquisa realizada pela Bitget releva otimismo pós-halving do Bitcoin
Três policiais na porta de suspeito de tráfico de drogas no MT

Servidor que usava sistema de secretaria para vendas de drogas com criptomoedas na dark web é preso no MT

A plataforma de comércio ilegal de entorpecentes funcionava através da rede Tor
Pizza em uma mão moeda de bitcoin na outra

Bitcoin Pizza Day: Corretoras comemoram data histórica do Bitcoin com promoções; confira

Semana tem pizza grátis, cashback, joguinho e descontos em comemoração à primeira transação comercial com o Bitcoin realizada há 14 anos