Charlie Munger está de volta. O bilionário de 98 anos de idade novamente criticou criptomoedas, afirmando que nunca vai chegar perto desses ativos em toda a sua vida.
“Acho que todo mundo que vende essa coisa é lunático ou perverso. Eu não vou encostar em cripto”, disse Munger em entrevista ao Australian Financial Review, acrescentando que não está “interessado em prejudicar as moedas nacionais do mundo”.
Munger é o vice-presidente do fundo Berkshire Hathaway e braço direito do lendário investidor Warren Buffett, presidente e CEO do conglomerado multinacional do estado americano do Nebraska, cujo histórico data de 1839.
Conhecido por suas consideráveis alocações em empresas negociadas em bolsa, como Coca-Cola, Bank of America, American Express e Apple, o Berkshire Hathaway está avaliado em mais de US$ 600 bilhões, tornando-se a sétima maior corporação mundial.
Munger criticou ainda mais as criptomoedas, afirmando que a única abordagem correta para essa “tolice em massa” é “evitá-la completamente”.
“Nunca chegue perto. Nunca as compre. Ignore-as”, afirmou Munger.
Ele também argumentou que um investimento muito melhor seria adquirir ações de empresas que têm “interesse verdadeiro em negócios verdadeiros”.
“Cripto é um investimento em nada e a pessoa que está tentando te vender um investimento em nada diz: ‘Tenho um tipo especial de nada do qual é difícil criar mais’”, acrescentou Munger ao comparar a nova classe de ativos a um “esgoto a céu aberto e cheio de organismos nocivos”.
Munger e o bitcoin
Esta não foi a primeira vez que Munger pesou o assunto sobre as criptomoedas.
No passado, ele já havia virado manchete quando chamou o bitcoin (BTC) de “alucinação” e “veneno de rato ao quadrado”.
Ele se orgulhou de nunca ter investido em criptomoedas, comparando-as com uma “doença venérea”.
Em maio deste ano, Buffett também chegou a dizer que não pagaria nem US$ 25 por todo o bitcoin do mundo pois, em seguida, ele teria de vender novamente “de um jeito ou de outro”.
*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.
Quer investir em ativos digitais, mas não sabe por onde começar? O Mercado Bitcoin oferece a melhor e mais segura experiência de negociação para quem está dando os primeiros passos na economia digital. Conheça o MB!