Criptomoedas provaram ser uma arma poderosa para a Ucrânia em sua batalha contra a Rússia, conforme a crise no Leste Europeu se torna “um caminho sem volta” para a contínua integração de cripto nos mercados globais, afirma Joseph (Joe) Lubin, fundador da ConsenSys e e cofundador do Ethereum.
Lubin, o empreendedor americano-canadense, compartilhou esses e outros pensamentos em um longo bate-papo com Dan Roberts, editor-chefe do Decrypt, que patrocinou o evento Camp Ethereal 2022.
Até agora, mais de US$ 60 milhões em criptomoedas foram redirecionados para a nação sob ameaça.
“É outro momento para a nossa indústria”, disse Lubin durante o evento.
“Representa a travessia do abismo à adesão em massa. Agora, estamos [lidando com] questões de segurança nacional. Vai ser tão profundo, [como] um caminho sem volta para a nossa indústria, pois ficou claro que nossa tecnologia é muito poderosa e inabalável”, acrescentou.
Leia Também
Lubin previu que cripto será “usado por muitos Estados-nação diferentes, independente do que outros Estados-nação façam ou digam, e isso significa que cada Estado-nação tem de criar políticas, aprender e começar a manejar essas ferramentas”.
O empreendedor também disse que líderes globais estão atrasados para a festa.
Ele acusou o governo dos EUA de “estar relutante há um tempo” e chamou a tão aguardada ordem executiva do presidente Joe Biden, assinada na última quarta-feira (9), de “meio engraçada, tipo: ‘Ei, agências, se liguem!’ Isso é basicamente o que ele disse”.
Lubin também comparou criptomoedas a uma corrida armamentista: “Esse país e muitos outros vão ter que usar essas ferramentas e armas poderosas. Ninguém gosta de armas, mas você terá de usar essas armas poderosas tão bem quanto seus vizinhos”.
*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.