nubank mão celular fundo azul
Foto: Shutterstock

O banco digital Nubank lançou nesta quarta-feira (01) a Nucoin — um tipo de criptomoeda sem custo para clientes que funciona como um programa de fidelidade. O projeto foi desenvolvido com a Polygon, a blockchain emissora do token MATIC.

A empresa disse ao Portal do Bitcoin que serão criadas 100 bilhões de Nucoins, sendo cerca de 80% destinados aos usuários finais (tanto do Nubank quanto de outras empresas que se juntem ao protocolo futuramente).

Publicidade

Além disso, as transações de Nucoin ocorrerão dentro do app do Nubank em operação similar à de compra e venda de criptomoedas vigente atualmente no Nubank Cripto. Ou seja: não haverá um mercado secundário nem será possível sacar as unidades para uma carteira privada.

O projeto já havia sido anunciado no ano passado, mas agora, segundo comunicado à imprensa, o programa começará a ser oferecido para parte dos cerca de 70 milhões de clientes da empresa no Brasil.

A ideia ecoa a iniciativa lançada pelo Mercado Livre no ano passado, que também possui um sistema parecido de criptomoeda como um sistema de pontuação a exemplo de programas de milhas aéreas.

Nubank e as Nucoins

Conforme a empresa, os clientes terão a opção de congelar seus Nucoins para subir de nível no programa e desbloquear mais benefícios (como receber de volta mais Nucoins e/ou bilhetes para concorrer a prêmios) ou ainda trocar seus Nucoins por dinheiro com outros clientes – opção que estará disponível em breve.

Publicidade

Com o tempo, clientes que congelarem seus Nucoins terão mais benefícios disponíveis, tanto dentro da plataforma Nubank como com parceiros externos que devem entrar na rede de fidelidade.

Plano para as Nucoins

No comunicado à imprensa, o Nubank afirma que os clientes poderão ganhar a moedas de quatro maneiras:

·       Receber um airdrop inicial: o cliente pode ganhar Nucoins grátis em reconhecimento ao seu histórico anterior com o Nubank; 

·       Sorteio: nos primeiros seis meses, cada cliente pode desbloquear até 50 bilhetes de sorteio para concorrer a prêmios de até R$ 1 milhão; 

·       Cashback em Nucoin: o cliente receberá um valor fixo de Nucoins para cada real gasto com os cartões de débito e/ou crédito do Nubank, além da compra de qualquer criptomoeda disponível na experiência Nubank Cripto disponível no app.  

·       Comunidade ativa: para os clientes mais engajados, será possível dar sugestões e feedback sobre o futuro do protocolo e produto Nucoin. 

VOCÊ PODE GOSTAR
Pizza em uma mão moeda de bitcoin na outra

Bitcoin Pizza Day: Corretoras comemoram data histórica do Bitcoin com promoções; confira

Semana tem pizza grátis, cashback, joguinho e descontos em comemoração à primeira transação comercial com o Bitcoin realizada há 14 anos
miniatura de homem sob pulpito e moeda gigante de bitcoin ao lado

Brasileiros não podem usar criptomoedas para fazer doações nas eleições municipais

A Procuradoria-Geral da República explicou as regras de doações para as eleições municipais de 2024
Gustavo Scarpa em um campo de futebol usando o uniforme do Atlético Mineiro

Scarpa x Bigode: Pedras preciosas não valem como garantia em processo contra pirâmide cripto, diz PF

Um laudo das pedras de alexandrita apreendidas da suposta pirâmide Xland foi avaliado por um juiz, que determinou que elas não têm valor significativo
Celular com logo do Pix sob bandeira do Brasil

Pix: Um catalisador para o futuro das finanças descentralizadas no Brasil? | Opinião

Para o autor, o Pix, combinado com os princípios das finanças descentralizadas e conceitos de dinheiro programável, poderia abrir caminho para uma nova era de inovação financeira