Imagem da matéria: Criptomoeda do Facebook vai usar dólar, euro, libra e iene como lastro; moeda da China fica de fora
Imagem: Shutterstock

A criptomoeda Libra, do Facebook, terá metade do seu lastro em dólares americanos, sendo a outra metade em euro e moedas fiduciárias do Reino Unido, Japão e Cingapura, deixando de fora, a moeda da China. A informação é do jornal alemão Spiegel Online, em publicação na última sexta-feira (20).

Segundo o jornal, a informação partiu deputado Fabio De Masi que é porta-voz do parlamento Alemão.

Publicidade

De acordo com ele, a Libra será atrelada em 50% por dólar e títulos dos EUA e a outra metade lastreada por euro (18%), iene (14%), libra esterlina (11%) e dólar de Cingapura (7%), deixando de fora o yuan chinês.

A não inclusão da moeda chinesa pode estar associada à relação comercial EUA/China, segundo publicação da Reuters, também na sexta.

Conforme o artigo, o yuan ficando de fora dos planos da Libra pode ajudar a suavizar o caminho planejado da criptomoeda no território americano.

Isso porque recentemente as autoridades americanas levantaram preocupações sobre a crescente condição do yuan como moeda de reserva no momento em que as relações comerciais entre as duas potências econômicas são tensas.

Libra no Brasil

No Brasil, a criptomoeda do Facebook já entrou em pauta. No mês passado, dentre alguns requerimentos de audiência pública, o deputado federal Áureo Ribeiro (Solidariedade/RJ) incluiu um convite ao representante do Facebook para falar sobre a Libra.

Publicidade

O objetivo é debater possíveis consequências socioeconômicas para o sistema financeiro brasileiro.

No final de junho, a Libra Association, entidade responsável pela criptomoeda do Facebook, entrou com um pedido de registro da marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

De acordo com o documento, a empresa pretende oferecer produtos atrelados a criptomoedas, como cartão de crédito, gestão, compra e venda, além de um programa que cria tokens para serem trocados por dinheiro.


Compre Bitcoin na Coinext 

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: FBI intima participantes de evento de 2022 após roubo de dev do Bitcoin Core

FBI intima participantes de evento de 2022 após roubo de dev do Bitcoin Core

Dashjr, cofundador do pool de mineração Ocean, teve um montante de Bitcoin roubado que hoje vale mais de US$ 14 milhões
Moedas de Bitcoin sobre mesa espelhada

Como os traders vão lidar com a volatilidade do Bitcoin diante do halving?

A análise on-chain sustenta uma visão otimista, mas grandes bancos preveem mais perdas à frente e os analistas estão divididos
Imagem da matéria: Patrocínios da Crypto.com podem atrair a SEC, mas risco vale a pena

Patrocínios da Crypto.com podem atrair a SEC, mas risco vale a pena

No Parque Hyatt, no centro de Paris, o presidente da Crypto.com, Eric Anziani, falou com o Decrypt sobre regulamentação e a expansão de sua exchange
Imagem da matéria: Solana encontra solução para lentidão e apressa validadores a atualizar "o mais rápido possível"

Solana encontra solução para lentidão e apressa validadores a atualizar “o mais rápido possível”

Os desenvolvedores da Solana criaram uma correção para o congestionamento e pedem ajuda dos validadores nos testes