O cofundador do Ethereum, Vitalik Buterin, fez um alerta na noite de sexta-feita (17) sobre a recente onda de censura do Twitter do empresário Elon Musk, afirmando que a enxurrada de banimentos de contas do site nos últimos dias está colocando a rede social no “caminho do autoritarismo”.
Em resposta a um post elogiando Musk, Buterin disse que Musk estava implantando uma estratégia que chama de “planejamento central”, onde Musk introduz políticas que “parecem se adequar às visões de Elon em situações muito específicas”.
A última onda de preocupações com a censura começou quando Musk baniu a conta @ElonJets, que rastreia o avião de Elon, bem como @CelebJets, que rastreia os jatos particulares de várias celebridades. Esses rastreadores de bot extraem informações publicamente disponíveis e as repassam, o que é legal nos EUA.
The problem is the way in which the policies were introduced, seeming to retrofit around Elon's views on very specific situations.
— vitalik.eth (@VitalikButerin) December 16, 2022
Basically "central planning as overfitting":https://t.co/jS4GGMPINf
Good policy should be decided behind veil of ignorance first, applied second
Mas Musk viu isso como uma ameaça à sua privacidade e segurança pessoal e foi um passo além, banindo a conta pessoal de Jack Sweeney, o criador do bot Elon Jets no Twitter.
Musk então implementou rapidamente uma nova política do Twitter que proíbe qualquer “quaisquer tweets ou contas que compartilhem a localização ao vivo de alguém”, com as únicas exceções em relação a “uma situação de crise para ajudar em esforços humanitários ou em relação a eventos de engajamento público”.
As proibições fazem parte de um esforço retroativo para reduzir o compartilhamento de localização ao vivo, apesar da declaração anterior de Musk de que não baniria a conta de rastreamento de Sweeney em nome da “liberdade de expressão”.
Quando um usuário respondeu que Musk estava simplesmente “respondendo ao sistema” ao implementar as proibições rápidas de tais contas de rastreamento, Buterin questionou tal justificativa.
“Agir ‘de forma rápida e decisiva em resposta aos catalisadores’ quando a ação em questão é proibir coisas é o caminho para o autoritarismo”, disse Buterin.
Buterin também criticou a censura de Musk aos links do Mastodon, um site de mídia social concorrente, chamando a medida de “muito ruim”. Não está claro por que os links do Mastodon estão atualmente banidos, embora a conta oficial do Mastodon no Twitter tenha sido igualmente suspensa por compartilhar links para sua versão da conta “ElonJet”.
This is really bad imo pic.twitter.com/y69hqIfq1S
— vitalik.eth (@VitalikButerin) December 16, 2022
Leia Também
Parece que muitos usuários do Twitter são contra o banimento de contas por compartilhar locais de usuários que já são públicos. Em uma pesquisa criada por Musk com mais de 3,1 milhões de votos no total, 59% dos eleitores disseram que essas contas deveriam voltar “agora” e não em uma semana, como Musk sugeriu.
O Twitter de Vitalik
Que tipo de Twitter Buterin prefere? Um que tenta a objetividade em vez de aplicar preconceitos e experiências pessoais – e um que não censura sites concorrentes.
“Uma boa política deve ser decidida primeiro por trás de um véu de ignorância e aplicada em segundo lugar”, disse Buterin.
Ele também sugeriu que o Twitter deveria avisar os usuários com um mês de antecedência antes de entrar em vigor qualquer nova regra de moderação de conteúdo.
“Proibir as coisas deve ser feito lentamente e com muitos quebra-molas, apesar do dano maior que resulta desse tipo de abordagem”, disse Buterin.
Embora Buterin seja claramente contra proibições repentinas e rápidas no Twitter, ele não é necessariamente a favor do rastreamento de jatos de celebridades.
“A preocupação é que o estilo de tomada de decisão nessas proibições se aproxime muito do estilo de ações da administração anterior do Twitter, contra a qual as pessoas se rebelaram com razão”, disse Buterin.
Actually I have a lot of sympathy for much stricter social norms around leaving people including celebrities alone in peace. In my ideal world, Elon's jet would very much *not* be publicly trackable.
— vitalik.eth (@VitalikButerin) December 16, 2022
The concern is that the style of decision making in these bans…
Esta não é a primeira vez que Buterin critica figuras mundiais poderosas por seu comportamento que ele vê como autoritário. No início deste ano, Buterin se opôs abertamente ao “regime zumbi” de Putin, à guerra na Ucrânia e ao El Salvador de Nayib Bukele, que ele disse ser “um governo não muito democrático” e “na verdade tem muitos problemas”.
*Traduzido com autorização do Decrypt
Participe da comunidade de Web3 que mais cresce no Brasil. Clique aqui e venha conversar no Discord com os maiores especialistas do país.