Do Kwon, criador da Terra (LUNA) olhando assustado para a câmera.
Do Kwon, criador da Terra Luna (Foto: FAQX via Wikimedia Commons)

O Tribunal de Apelação de Montenegro manteve sua decisão de extraditar Do Kwon, fundador da Terraform Labs e da falida criptomoeda LUNA, para a Coreia do Sul.

A decisão de 1º de agosto marca a conclusão de uma longa saga jurídica que envolveu vários recursos e reversões judiciais.

Publicidade

O Tribunal de Apelação confirmou a decisão de 28 de junho do Tribunal Superior em Podgorica, que concedeu o pedido de extradição da Coreia do Sul e rejeitou um pedido simultâneo dos Estados Unidos. A decisão do tribunal baseia-se nas disposições da Lei de Montenegro sobre Assistência Jurídica Internacional em Assuntos Criminais.

O Tribunal Superior já havia permitido a extradição imediata de Kwon para a Coreia do Sul para ser processado por várias acusações criminais.

No entanto, negou o pedido dos EUA para a extradição acelerada, apesar de os EUA terem procurado Kwon para procedimentos legais importantes.

A decisão afirma que o Tribunal Superior em Podgorica determinou corretamente que os requisitos legais para extradição foram cumpridos tanto pela Coreia do Sul quanto pelos Estados Unidos.

Publicidade

No entanto, o tribunal deu procedência ao pedido da Coreia do Sul com base na ordem em que os pedidos de extradição foram recebidos.

A decisão dessa semana vem na sequência de uma série de batalhas legais e recursos referentes à extradição de Kwon. É provável que seja a palavra final sobre o assunto, encerrando meses de especulação quanto à possibilidade de Kwon enfrentar acusações nos Estados Unidos ou na Coreia do Sul.

As polêmicas envolvendo Do Kwon

O caso contra Do Kwon atraiu a atenção internacional devido ao colapso da Terraform Labs e de suas criptomoedas associadas, TerraUSD (UST) e Terra (LUNA), em maio de 2022.

As consequências desse evento repercutiram no setor cripto e levaram a várias investigações e ações judiciais em diversas jurisdições.

Leia também: Há 2 anos, LUNA caia para zero; relembre um dos dias mais caóticos do mercado cripto

Vale a pena observar que, em abril de 2024, um tribunal dos EUA considerou a Terraform Labs e Do Kwon responsáveis por fraude em um processo movido pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC).

Publicidade

O veredicto incluiu seis acusações, entre elas a de enganar conscientemente os investidores e o manuseio “imprudente” dos fundos dos clientes.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Jogo Magic Muffins é lançado no Telegram para enfrentar o Hamster Kombat

Jogo Magic Muffins é lançado no Telegram para enfrentar o Hamster Kombat

O jogo da Earn Alliance no Telegram, Magic Muffins, oferece uma experiência de combate baseada em toque que está vinculada ao lançamento do token ALLY da plataforma
Sheik das criptomoedas Francisley Valdevino

Ex-Corinthians, Jucilei perdeu R$ 45 milhões na pirâmide do ‘Sheik das Criptomoedas’

“CEO” da empresa que enganou o ex-jogador é na verdade um ator uruguaio contratado por Francisley Valdevino, o Sheik, revelou o Fantástico
Imagem da matéria: Manhã Cripto: ETF de Bitcoin da BlackRock volta a captar fundos após 3 semanas de saídas

Manhã Cripto: ETF de Bitcoin da BlackRock volta a captar fundos após 3 semanas de saídas

O IBIT da BlackRock captou US$ 15,8 milhões na segunda, encerrando uma sequência de três semanas de estagnação
Imagem da matéria: X Empire: Veja o combo diário e o enigma desta segunda (9)

X Empire: Veja o combo diário e o enigma desta segunda (9)

Procurando o combo diário do X Empire desta segunda, 9 de setembro? Aqui estão as últimas escolhas da bolsa de valores para o crescente jogo de criptomoeda no Telegram