Imagem da matéria: Criador da FTX não consegue se concentrar no julgamento sem remédios, diz defesa
Criador da FTX, Sam Bankman-Fried no Congresso dos EUA (Foto: Reprodução)

Os advogados de Sam Bankman-Fried enviaram uma carta ao juiz Lewis Kaplan no domingo (15), solicitando que o fundador da FTX tenha acesso à medicação prescrita durante seu julgamento de fraude em andamento, dizendo que ele não consegue se concentrar sem isso.

A solicitação da defesa disse que Bankman-Fried tem transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e foi prescrito o medicamento Adderall a ser tomado ao longo do dia. No entanto, desde o início do seu julgamento, há duas semanas, só lhe foi permitido tomar o medicamento uma vez de manhã cedo, antes de ser transportado para o tribunal.

Publicidade

“O Sr. Bankman-Fried tem feito o possível para manter o foco durante o julgamento nas últimas duas semanas, apesar de não ter sua dose prescrita de Adderall durante as horas de julgamento”, dizia a carta. “No entanto, à medida que abordamos o caso da defesa e a decisão crítica de saber se o Sr. Bankman-Fried testemunhará, a defesa tem uma preocupação crescente de que, devido à falta de acesso dele ao Adderall, ele não está sendo capaz de se concentrar no nível que normalmente faria.”

Os advogados de defesa disseram que tentaram resolver o problema com funcionários da prisão, mas não receberam resposta. Eles propuseram que seu cliente recebesse uma dose prolongada de 12 horas de Adderall na segunda-feira de manhã antes do início do julgamento, mas observaram que não há garantia de que os funcionários da prisão fornecerão a dose — ou que ela será eficaz.

“Se a proposta atual não funcionar, seja porque a dose de liberação prolongada não é fornecida ou não tem o efeito desejado, solicitamos respeitosamente que o julgamento seja adiado por um dia na terça-feira, 17 de outubro, para encontrar uma solução que funcione para o restante do processo”, afirmou a carta.

Caso contrário, pedimos ao tribunal que emita uma ordem para permitir que os advogados de Bankman-Fried lhe forneçam a droga no tribunal em dias de julgamento.

Publicidade

Julgamento de SBF chega à terceira semana

O processo ocorre no momento em que o julgamento de Bankman-Fried, acusado de conspiração e fraude eletrônica, chega à terceira semana. Ele está sendo processado pelo colapso de sua exchange de criptomoedas FTX no ano passado. Ele pode pegar até 115 anos de prisão se for condenado.

A necessidade de medicação do magnata cripto surgiu durante sua primeira aparição no tribunal nas Bahamas em dezembro passado, quando ele solicitou permissão para aplicar um adesivo contendo medicamentos prescritos que ele não tomava desde sua prisão. Observações pré-escritas que Bankman-Fried planejava dar ao Congresso também mencionaram que ele toma um remédio chamado Emsam para tratar a depressão. Não está claro se Bankman-Fried ainda está tomando Emsam.

Além de não ter acesso à medicação prescrita, Bankman-Fried também tem lutado para manter sua dieta vegana rigorosa enquanto está sob custódia, deixando-o limitado a pão, água e manteiga de amendoim.

Dada a apresentação de domingo e seu pedido de acomodação na segunda-feira, o juiz Kaplan tem tempo limitado para revisar e possivelmente conceder o pedido de acesso a medicamentos.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Criadora da segunda maior stablecoin, Circle anuncia chegada oficial ao Brasil

Criadora da segunda maior stablecoin, Circle anuncia chegada oficial ao Brasil

Empresa disse que lançará em breve uma opção para que o mercado brasileiro acesse de forma mais rápida a USDC
Donald Trump é fotografado em comício nos EUA

Trump agora aceita doações em Bitcoin e cumpre promessa com relação às criptomoedas

Bitcoin, Ethereum, Dogecoin, Solana, Shuba Inu e XRP estão entre criptomoedas aceitas pela candidato Donald Trump 
Imagem da matéria: Mercado Bitcoin anuncia três novas listagens: BVM, RIO e AEVO

Mercado Bitcoin anuncia três novas listagens: BVM, RIO e AEVO

As novidades ampliam as opções de investimento na plataforma que já somam mais de 220 ativos
Moedas de ethereum à frente de ilustração de cadeado

A SEC vai finalmente aprovar os ETFs de Ethereum? Entenda

Vence no fim desta semana o prazo para a SEC aprovar ou não alguns pedidos de ETFs de Ethereum e a expectativa agora é mais positiva do que nunca