Imagem da matéria: Criador da FTX recebe sentença de 25 anos, mas quanto tempo ele realmente ficará preso?
Foto: Shutterstock

Na manhã desta quinta-feira (28), um juiz federal de Manhattan condenou Sam Bankman-Fried a 25 anos de prisão por seu envolvimento criminoso em fraude e conspiração na FTX.

Mas por quantos anos o fundador da exchange de criptomoedas realmente servirá em uma prisão federal?

Publicidade

A resposta é bastante fácil de determinar, dados os rígidos códigos e cálculos utilizados pelo Departamento Federal de Prisões para avaliar prisioneiros, incentivá-los e gerir as suas sentenças.

Como Bankman-Fried recebeu uma sentença de mais de um ano, ele provavelmente receberá uma redução automática de 15% da pena, disse Christopher Zoukis, consultor penitenciário federal, ao Decrypt. Partes dessa redução de 3,75 anos podem então ser adicionadas de volta à prisão do fundador da FTX se ele tiver algum problema sério enquanto estiver encarcerado.

Além dessa redução de 15%, no entanto, é quase certo que Bankman-Fried passará a maior parte dos restantes 85% da sua sentença – 21,25 anos – sob custódia federal, segundo Zoukis.

Existem apenas algumas exceções e programas de crédito que poderiam encurtar o período do ex-bilionário numa prisão federal. E mesmo na melhor das hipóteses, essas ajudas poderiam reduzir apenas um ou dois anos – não mais.

Outros sistemas penitenciários americanos, como o da Califórnia, por exemplo, podem eliminar grandes parcelas do tempo de prisão ordenado aos criminosos – metade de uma sentença ou mais – com base no bom comportamento e outros fatores.

Publicidade

“O sistema penitenciário federal não faz isso”, explica Zoukis.

Se Bankman-Fried cumprir a Lei do Primeiro Passo, uma lei relativamente nova que incentiva ainda mais o bom comportamento na prisão, ele poderá ganhar até um ano de redução adicional da pena. Se ele demonstrar um transtorno de abuso de substâncias e tratá-lo através de um programa de prisão residencial, ele poderá reduzir mais um ano.

Mas é basicamente isso. Mesmo na melhor das hipóteses; mesmo que Bankman-Fried consiga provar que é totalmente viciado em estimulantes e procure tratamento; mesmo que lhe tenham sido concedidas todas as reduções de pena disponíveis nos termos da lei federal; mesmo que tenha agido impecavelmente na prisão durante anos, ensinando toda uma geração de presidiários sobre o maravilhoso mundo dos investimentos em criptomoedas, ele ainda ficará preso por mais de 19 anos em uma prisão federal.

E com toda a probabilidade, o período que ele vai passar na penitenciária, que vai chamar de lar pelo menos até completar 51 anos, será bastante difícil.

*Traduzido com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: KK Park: Por dentro da fábrica de golpe com criptomoedas que explorava brasileiros na Ásia

KK Park: Por dentro da fábrica de golpe com criptomoedas que explorava brasileiros na Ásia

Brasileiros atraídos por oferta de emprego na Tailândia acabam sendo vítimas de tráfico humano e obrigados a dar golpe com criptomoedas
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin sobe para US$ 96 mil enquanto Litecoin dispara 12%

Manhã Cripto: Bitcoin sobe para US$ 96 mil enquanto Litecoin dispara 12%

Bitcoin enfrenta dificuldades para romper níveis mais altos devido à falta de catalisadores no curto prazo
Imagem da matéria: Clientes da Ripio relatam problemas para sacar criptomoedas; exchange admite "instabilidade"

Clientes da Ripio relatam problemas para sacar criptomoedas; exchange admite “instabilidade”

Alguns clientes da Ripio não conseguem sacar criptomoedas desde domingo (17) e corretora admite problemas técnicos
The Black Keys

Heróis do indie, banda The Black Keys tocou em evento de criptomoedas porque precisava de dinheiro

Evento fez parte de uma série de shows gratuitos realizados em estados decisivos na corrida para a eleição presidencial dos EUA