Sam Bankman-Fried da FTX falando em vídeo
Sam Bankman-Fried no DealBook Summit de 2022 (Foto: Reprodução)

Sam Bankman-Fried (SBF), fundador da falida exchange FTX, pediu para receber uma sentença “justa” de prisão de 63 a 78 meses, segundo um processo judicial divulgado na terça-feira (27). Ele foi considerado culpado no ano passado por uma série de crimes e receberá a decisão da sentença em março.

O pedido de seus advogados se opõe ao Presentence Investigation Report (PSR), que recomenda uma pena de 100 anos de prisão para SBF, chamando o documento de “grotesco”. O empresário foi condenado em sete acusações de fraude e conspiração no caso envolvendo a quebra da FTX no fim de 2022.

Publicidade

“Sam é um infrator não violento, de 31 anos, que foi acompanhado na conduta em questão por pelo menos quatro outros indivíduos culpados, em uma questão em que as vítimas estão preparadas para recuperar – sempre estiveram preparadas para recuperar – a integridade do valor”, diz o documento assinado pelos novos advogados de Bankman-Fried, Marc Mukasey e Torrey Young.

Segundo os advogados, um método apropriado para chegar a uma sentença justa seria considerar um nível de ofensa ajustado com base em “perda zero”, o que levaria a “um intervalo de Diretrizes consultivas de 63 a 78 meses”.

Promessa de devolução dos fundos

O pedido baseia-se fortemente em como “o dano aos clientes, credores e investidores é zero” porque a massa falida da FTX declarou que espera reembolsar integralmente seus clientes.

Mukasey e Young ainda argumentam que a FTX ainda estava solvente quando entrou em recuperação judicial, além de ter uma massa falida hoje de mais de US$ 10 bilhões, enquanto suas dívidas são de cerca de US$ 8 bilhões.

Publicidade

“Incluindo as obras de caridade de Sam e o comprometimento demonstrado com outras pessoas, uma sentença que devolva Sam prontamente a um papel produtivo na sociedade seria suficiente, mas não maior do que o necessário, para cumprir os propósitos da sentença”, continuam os advogados no documento.

Eles ainda rebatem as definições dadas a SBF de que ele seria um “sociopata” e “manipulador frio”, dizendo que as pessoas “não conhecem o verdadeiro Bankman-Fried”.

O longo documento de 90 páginas conta ainda com contestações e argumentos que não foram usados no julgamento tentando rebater algumas das acusações contra SBF, além de cartas de integrantes de sua família e amigos para mostrar que o fundador da FTX é uma boa pessoa e não deveria receber uma sentença tão pesada.

O texto dos advogados detalha a vida de Bankman-Fried, sua filantropia, sua ética de trabalho e seu remorso, apontando que seria importante devolvê-lo para a sociedade em pouco tempo para que ele possa voltar a contribuir de forma positiva para o mundo.

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de bitcoin à frente da bandeira de hong kong

Por que os ETFs de Bitcoin e Ethereum em Hong Kong são importantes para o mercado

Aprovação dos ETFs de Bitcoin e Ethereum podem abrir espaço para investidores da China e dar uma vantagem competitiva de Hong Kong sobre os EUA
Imagem da matéria: Festa secreta em São Paulo agita a agenda do halving do Bitcoin

Festa secreta em São Paulo agita a agenda do halving do Bitcoin

O evento acontece no sábado (20) em São Paulo; veja como participar
Moedas de ether

Mercados de empréstimos de Ethereum enfrentam liquidações massivas em abril

O volume de empréstimos em Ethereum (ETH) liquidados apenas nas duas primeiras…
Foco em uma moeda dourada de Ethereum (ETH)

ETF de Ethereum tem 50% de chance de ser aprovado em maio, diz JP Morgan

O gigante bancário é o último a reduzir suas expectativas em relação à revisão das propostas da SEC para oferecer fundos vinculados ao preço do ETH