Raiva
Shutterstock

(Esta reportagem foi atualizada com o recuo da empresa sobre a cobrança da taxa)

A corretora de criptomoedas Bitstamp, com sede em Luxemburgo, na Europa, anunciou nesta quarta-feira (6) que desistiu de cobrar mensalmente uma taxa de 10 euros de clientes com contas inativas a partir do dia 1º de agosto, como havia anunciado inicialmente.

Publicidade

“Ouvimos a resposta de nossos clientes sobre a Taxa de Inatividade. Levamos em consideração as preocupações de todos e decidimos cancelar essa taxa”, informou JB Graftieaux, CEO da Bitstamp.

“O objetivo da Bitstamp sempre foi ser uma plataforma de negociação segura e confiável que fornece serviços líderes do setor, e não pretendemos nos desviar do nosso caminho”, complementou.

Mais cedo, a Bistamp havia anunciado que a nova taxa serviria para cobrir custos da plataforma e iria afetar apenas os clientes que não negociaram nos últimos 12 meses e que mantiveram saldo abaixo de 200 euros no período.

Os clientes ativos quanto os que mantêm saldo acima de 200 euros não seriam cobrados, qualquer que fossem o saldo; a nova taxa também não afetaria os clientes da empresa nos Estados Unidos.

“A maioria dos clientes da Bitstamp não é afetada pela Taxa de Inatividade. Ninguém gosta de taxas (nós também não!), mas manter contas inativas nos livros é um custo, e para que possamos continuar prestando ótimos serviços a todos os nossos clientes, tomamos a difícil decisão de implementar a Taxa de Inatividade”, dizia o comunicado da sexta-feira (01).

Publicidade

Receita em queda

Um levantamento feito pelo site The Block mostra que os volumes nas exchanges caíram de US$ 2,2 trilhões em maio de 2021 para aproximadamente US$ 622 bilhões em junho. Portanto, a receita da maioria das exchanges caiu com o inverno cripto, pois elas dependem fortemente dessas taxas de negociação, que formam a principal fonte de renda.

Um ponto a observar é que muitas exchanges que dizem ter milhões de clientes provavelmente têm uma minoria de traders que negociam diariamente. Por isso, grandes exchanges como Coinbase e Binance, por exemplo, criam outros produtos para gerar receita.

A Coinbase, por exemplo, comenta o The Block, está testando um novo serviço de assinatura chamado Coinbase One, enquanto outras exchanges como Kraken se expandiram para staking, comenta o site.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Méliuz aposta tudo no Bitcoin e vê estratégia disparar ações em 197% no ano

Méliuz aposta tudo no Bitcoin e vê estratégia disparar ações em 197% no ano

Diretor da estratégia de Bitcoin da Méliuz afirma que empresa irá comprar o máximo possível de BTC e o mais rápido que conseguir
logo do BRICS à frente da Bandeira do Brasil

Criptomoedas entram no radar do BRICS em debate sobre uso de tecnologias por grupos criminosos

Declaração final da cúpula no Rio destaca preocupação com o uso de ativos digitais em atividades ilegais e propõe maior cooperação internacional
Modelo de casa com uma moeda de bitcoin

Chefe da agência federal de habitação dos EUA ordena que empresas se preparem para avaliar criptomoedas em hipotecas

Agência Federal de Financiamento Habitacional ordenou que a Fannie Mae e a Freddie Mac comecem a se preparar para aceitar criptomoedas
logos da SEC e da Ripple - XRP

Por que a batalha Ripple vs SEC ainda não terminou?

Não tem sido um caminho fácil para a Ripple e a SEC na longa disputa judicial sobre as vendas de XRP — e aqui está o motivo