Imagem da matéria: Correlação entre Bitcoin e ouro se aproxima de alta histórica com estreia dos ETFs em Wall Street
Imagem criada por Decrypt usando IA

A correlação entre os preços do Bitcoin e do ouro atingiu novos patamares nos últimos meses, após um fechamento de alta em 2023 e a aprovação dos ETFs de Bitcoin à vista nos EUA.

A correlação do Bitcoin com o ouro flutuou durante grande parte da história do ativo digital. Isso significa que os preços dos dois ativos se movimentaram de forma independente — quando um subiu, o outro não necessariamente o acompanhou. Mas a correlação ficou mais estreita após o crash do mercado em 2020, no início da crise de Covid-19, e agora está novamente se aproximando dos níveis históricos.

Publicidade

A correlação entre o Bitcoin e o ouro está atualmente em 0,76 (ou 76%). Uma correlação de 1 significa que há uma correlação perfeita e positiva entre duas variáveis, nesse caso o preço do Bitcoin e do ouro (-1 significaria uma correlação perfeita e negativa). E, embora a correlação entre o Bitcoin e o ouro ainda não esteja nas máximas históricas, está se aproximando.

“A relação do Bitcoin com os mercados [financeiros tradicionais] tem evoluído constantemente”, observou a exchange de criptomoedas Binance em um relatório publicado no início deste mês. “Atualmente, a correlação do Bitcoin com o S&P 500 está em seu nível mais baixo em mais de três anos.”

Seguindo o caminho oposto, a correlação do Bitcoin com o ouro testemunhou um aumento notável, situando-se em aproximadamente 75% até o final de 2023, de acordo com a Long Term Trends. Esse pico coincidiu com a adoção de aumentos nas taxas de juros pelos bancos centrais globais, sinalizando uma mudança temporária no comportamento do mercado de ações.

Correlação anual entre Bitcoin e ouro (Fonte: Long Term Trends)
Correlação anual entre Bitcoin e ouro (Fonte: Long Term Trends)

A influência dos ETFs

A introdução de ETFs de Bitcoin no mercado dos EUA na semana passada também marcou um momento decisivo, anunciando a transição do Bitcoin para um ativo semelhante a ações.

Publicidade

Apesar disso, o parentesco do Bitcoin com o ouro só se fortaleceu, e a correlação Bitcoin-ouro hoje está em 76%, apenas alguns pontos atrás do recorde histórico de 79%. Isso sugere uma relação mais estreita entre os dois ativos (ambos considerados uma forte reserva de valor por seus proponentes), mesmo com o Bitcoin ocupando mais aspectos das finanças convencionais.

Os gráficos também mostram a relação entre o Bitcoin e o ouro subindo vertiginosamente ao longo de 2023, atingindo o pico no final do ano antes de uma leve retração no início deste mês, provavelmente com o enfraquecimento do entusiasmo em torno dos ETFs.

Bitcoin vs. Ouro

A relação entre o Bitcoin e o ouro é uma métrica que resulta da divisão do preço do Bitcoin pelo preço do ouro, o que nos informa aproximadamente quantas onças de ouro podem ser compradas com um único Bitcoin.

Em seu ápice, a proporção chegou a impressionantes 22,5, o que significa que 22,5 onças de ouro poderiam ser compradas com 1 BTC. A cifra demonstra o poder de compra do Bitcoin em relação ao ouro, reafirmando a crença entre os fiéis do Bitcoin de que o BTC oferece uma reserva confiável de valor.

Publicidade
Proporção bitcoin/ouro (escala logarítmica). (Fonte: Long Term Trends)
Proporção bitcoin/ouro (escala logarítmica). (Fonte: Long Term Trends)

Mas por que o Bitcoin ganharia maior alinhamento com o ouro, especialmente quando a entrada do Bitcoin no mercado de ações por meio de ETFs sugeriu uma mudança em direção a uma correlação com ações? Parece que, apesar dessas características semelhantes às das ações, os investidores ainda podem estar buscando conforto nas qualidades semelhantes às do ouro, mas no Bitcoin.

Com a taxa de inflação dos EUA permanecendo acima da meta desejada pelo Federal Reserve de 3,35% e o aumento estelar de 155% do Bitcoin em 2023, a narrativa parece clara. Os investidores não estão apenas buscando crescimento; eles também estão procurando estabilidade diante da incerteza econômica. O Bitcoin, com seu desempenho semelhante ao do ouro, oferece uma aparência dessa estabilidade.

O vínculo entre o Bitcoin e o ouro destaca a natureza complexa e mutável do Bitcoin, tanto como moeda digital quanto como classe de ativos. À medida que amadurece, o Bitcoin parece estar mantendo algumas qualidades do ouro e, ao mesmo tempo, absorvendo características de ações e commodities.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Moeda de Bitcoin no centro de dados IA

Algoritmos de Aprendizado de Máquina preveem preço do Bitcoin para 30 de abril

Inteligência artificial prevê para o último dia deste mês que o preço do Bitcoin passe por um ligeiro ajuste
Fusão da imagem de uma moeda de bitcoin com a bandeira do Paraguai

Senadores do Paraguai querem pausar toda atividade ligada ao Bitcoin; entenda

Projeto de lei quer que atividades como mineração, compra e venda de Bitcoin sejam suspensas por 180 dias
peter schiff falando ao microfone

O Bitcoin está em um mercado de baixa quando comparado ao ouro, afirma Peter Schiff

O analista financeiro e comentarista disse uma vez que o preço do BTC nunca chegaria a US$ 50 mil
Imagem da matéria: ETF de Bitcoin da BlackRock é o 3º mais investido por brasileiros no exterior

ETF de Bitcoin da BlackRock é o 3º mais investido por brasileiros no exterior

Produto da BlackRock fica atrás apenas dos ETFs que seguem o índice S&P 500 e o setor imobiliário dos EUA