Contrato de futuros atrelado ao preço do Bitcoin começa a ser negociado na Argentina

Por enquanto, apenas investidores qualificados podem comprar o produto da empresa local de investimentos Matba Rofex
Símbolo do Bitcoin e rede de computador mescaldos com bandeira argentina

Primeiro contrato de futuros na Argentina foi lançado pela Matba Rofex (Foto: Shutterstock)

O primeiro contrato de futuros de Bitcoin (BTC) da Argentina começou a ser negociado nesta quinta-feira (13). O produto é da empresa local de investimentos Matba Rofex e permite que os interessados comprem em pesos contratos futuros sobre o preço do Bitcoin, sem exposição direta à criptomoeda. As informações são do portal Coindesk.

Em abril, a Comissão Nacional de Valores (CNV) da Argentina aprovou a regulamentação para que a Matba Rofex lançasse o contrato de futuros no mercado Argentina.

Publicidade

Segundo comunicado feito pelo portal do governo, a medida “pretende adaptar-se aos desafios regulatórios impostos pelas novas tecnologias para a oferta de produtos financeiros. Além de promover o desenvolvimento de produtos novos e inovadores por seus sujeitos regulados no mercado de capitais.”

A Matba Rofex informou que nesse primeiro momento, apenas investidores classificados como “qualificados” poderão comprar esse produto. Essa definição é especificada pela CNV e os agentes que fazem o intermédio entre clientes e ETF serão os responspaveis por checar se a condição estipulada pelo órgão regulador está sendo atendida.

O índice é composto consolidando os preços de negociação do Bitcoin contra o peso argentino em diferentes provedores no par BTC/ARS.

Futuros de Bitcoin no Brasil

No Brasil, ainda não existe data para o lançamento de um contrato de futuros de Bitcoin.

A principal bolsa de valores brasileira, a B3, mudou em março a apresentação de seu projeto de negociação de contratos de futuros de criptomoedas após o Portal do Bitcoin pedir detalhes da operação.

Publicidade

No anúncio original, na versão em inglês do site, a B3 havia marcado a data de 31 de março de 2023 como dia no qual os também chamados derivativos passariam a estar disponíveis. “Go Live”, foi a expressão usada na data em questão.

A previsão era que o Bitcoin seria o primeiro criptoativo que teria autorizada a negociação em contratos de futuros.

A suposta data começou a ser alvo de especulações no mercado, uma vez que a informação mais recente dizia que a B3 ainda precisava de autorização dos organismos reguladores para lançar a modalidade.

Mas esse material foi alterado, sem avisos, logo após o Portal do Bitcoin solicitar a confirmação da B3 sobre a data.