Bandeira da Argentina com moeda de Bitoin do lado
Foto: Shutterstock

A Comissão Nacional de Valores (CNV) da Argentina aprovou nesta terça-feira (11) a regulamentação para que uma empresa local lance no mercado contratos de futuros com base em um índice atrelado ao Bitcoin (BTC).

Segundo a Bloomberg, agora os investidores locais qualificados poderão comprar em pesos contratos futuros sobre o preço do Bitcoin, sem exposição direta à criptomoeda. Os contrato serão disponibilizados a partir de maio pela Matba Rofex, uma empresa local de investimentos. De acordo com a companhia, é o primeiro índice de derivativos regulados da América Latina.

Publicidade

A CNV é o órgão responsável pela regulamentação do mercado de capitais argentino, equivalente à CVM no Brasil. A regulamentação para o lançamento de contratos futuros brasileiros sobre o Bitcoin vem sendo adiada há meses — a previsão agora é que a bolsa brasileira, a B3, dê sinal verde para o processo em junho deste ano.

Segundo comunicado feito pelo portal do governo, a medida “pretende adaptar-se aos desafios regulatórios impostos pelas novas tecnologias para a oferta de produtos financeiros. Além de promover o desenvolvimento de produtos novos e inovadores por seus sujeitos regulados no mercado de capitais.”

Os contratos futuros de bitcoin são ferramentas financeiras que podem ser utilizadas para proteção (hedge), especulação ou arbitragem.

O índice da Matba Rofez será composto consolidando os preços de negociação do Bitcoin contra o peso argentino em diferentes provedores no par BTC/ARS.

A Comissão Nacional de Valores não supervisiona diretamente os provedores em questão, mas estabelece algumas regras de elegibilidade que a Matba Rofex, responsável pelo índice, deve considerar ao escolher cada um deles.

Publicidade

“A Matba Rofex é uma empresa sediada na Argentina envolvida na negociação de contratos futuros e opções. (…) Os principais produtos da Companhia são commodities financeiras, agroindustriais e outras.”, segundo o Investing.

As ações da companhia estão em queda de 0,86% nas últimas 24 horas, após o anúncio.

Recentemente a Binance comunicou sua expansão na Argentina, onde a inflação anual acima de 100% tornou as criptomoedas mais atraentes apesar de sua volatilidade e risco.

Em 2020, o canal Investificar publicou um artigo no Portal do Bitcoin explicando o funcionamento do mercado de futuros envolvendo o par Bitcoin e Dólar, explicando inclusive o tipo de cálculo feito pelos traders na hora de decidir por um investimento em derivativos.

VOCÊ PODE GOSTAR
michael saylor microstrategy

MicroStrategy compra ainda mais Bitcoin e aumenta reserva para R$ 69 bilhões

A MicroStrategy, empresa de software de Michael Saylor, aproveitou a queda do Bitcoin para aumentar seu estoque
Roger Ver em palestra sobre o Bitcoin

“Jesus do Bitcoin”, Roger Ver é preso na Espanha sob acusações de fraude fiscal nos EUA

Fundador do site Bitcoin.com e ‘pai’ do Bitcoin Cash está sendo investigado por fornecer informações falsas sobre bitcoins de duas empresas ao fisco norte-americano
bitcoin preso a correntes

Angola proíbe mineração de criptomoedas e China repercute

Embaixada pediu aos chineses que vivem no país sul-africano para não apoiarem ou se envolverem com mineração
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin cai para menor nível em uma semana com medo de estagflação nos EUA

Manhã Cripto: Bitcoin cai para menor nível em uma semana com medo de estagflação nos EUA

Com o Bitcoin em queda acumulada de quase 6% em sete dias, traders avaliam os riscos de um cenário de juros mais altos no mercado americano