Fachada da Comisión Nacional de Valores Argentina (CNV
Fachada da Comisión Nacional de Valores Argentina (CNV) Foto: Reprodução

A Comissão Nacional de Valores Mobiliários da Argentina (CNV), órgão com função semelhante à CVM do Brasil, teve seu sistema invadido na última quarta-feira (7) por hackers que pediram US$ 500 mil de resgate.

Segundo o órgão, o ataque foi realizado via ransomware, um tipo de vírus geralmente enviado por e-mail que criptografa o sistema, deixando apenas o invasor no controle.

Publicidade

De acordo com o site Infobae, pessoas familiarizadas com o assunto disseram que o ataque deixou off-line as plataformas da agência e estima-se que forai posto em risco 1,5 terabyte de informações sobre contas de empresas e de pessoas físicas do ramo de corretagem.

Para liberar o sistema, disse o site, os hackers deram sete dias para o pagamento do resgate. Em nota no domingo, a CNV — que não citou valores, tampouco pedido de resgate em criptomoedas, como é de praxe em ataques como este, afirmou que a situação já está sob controle:

“A Comissão Nacional de Valores Mobiliários isolou e controlou um ciberataque detectado na quarta-feira, 7 de junho. Ele foi realizado com um tipo de código malicioso do tipo ransomware, conhecido como Medusa, que se apoderou de equipamentos de informática e tirou do ar as plataformas do órgão”.

De acordo com a CVM, um protocolo de ação interno permitiu isolar os equipamentos e toda a comunicação com o exterior para evitar a propagação de códigos maliciosos. Em seguida, a equipe de TI deu início aos trabalhos de restabelecimento gradual dos serviços, ainda em andamento.

Publicidade

Segundo o órgão, os hackers tomaram informações no sistema Financial Information Highway, que é o principal canal de comunicação entre a CNV e as empresas reguladas. Portanto, disse o órgão, novas emissões e demais procedimentos estão sendo homologados de acordo com a necessidade de cada requisito.

“A CNV fará uma denúncia criminal amanhã perante a Justiça para apurar a origem e responsabilidades do ataque”, ressaltou o órgão.

Uma conta local no Twitter compartilhou a mensagem dos hackers deixada para os funcionários da CNV.

VOCÊ PODE GOSTAR
Martelo de juiz

Suposto golpista de criptomoedas que se inspirou no “Lobo de Wall Street” tem prisão revogada

Eduardo Rodrigues havia sido extraditado de Portugal para o Brasil após ser preso com outros suspeitos de um golpe milionário
bitcoin preso a correntes

Angola proíbe mineração de criptomoedas e China repercute

Embaixada pediu aos chineses que vivem no país sul-africano para não apoiarem ou se envolverem com mineração
moeda de bitcoi à frente de bandeira da união europeia

Parlamento Europeu aprova novas regras para combater lavagem de dinheiro com criptomoedas

Bancos, gestores de ativos e de criptomoedas terão que comunicar atividades suspeitas a autoridades competentes
Chefe do SIC de Angola fala sobre operação contra mineradores de Bitcoin

Angola prende 7 mineradores chineses dias após proibir mineração de Bitcoin

Na semana passada, a nova lei angolana foi repercutida pela Embaixada da China como um alerta aos chineses que vivem no país sul-africano