Imagem da matéria: Compra de token minutos antes de listagem na Binance levanta suspeitas de insider trading
Foto: Shutterstock

Um possível caso de “insider trading” envolvendo a corretora Binance surgiu nesta quarta-feira (18). Dez minutos antes da corretora anunciar a listagem do token Rocket Pool (RPL), uma pessoa comprou milhares de tokens da criptomoeda e os revendeu na corretora poucos minutos depois do anúncio, quando o preço do produto subia, obtendo assim um grande lucro na operação.

“Insider trading”, ou informação privilegiada, é a expressão em inglês para quando uma pessoa tem acesso a uma informação que o restante do público não possui, e usa esse dado para conseguir lucros em investimentos. Trata-se de um crime, previsto em lei, que desequilibra o mercado.

Publicidade

O caso foi revelado pelo jornalista Colin Wu em seu perfil no Twitter. Segundo ele, uma carteira com endereço anônimo comprou 6193,46 tokens RPL dez minutos antes do anúncio de listagem feito hoje pela Binance. Pouco após a criptomoeda ser confirmada na plataforma de negociação, ele vendeu todo o montante e conseguiu um lucro de US$ 55.400 com a operação.

Os pares usados para a negociação foram da stablecoin USDT e de Ethereum (ETH) e foram comprados na corretora OKX.

O anúncio da Binance foi feito por meio de seu site oficial em um texto publicado exatamente às 22h de terça-feira (17), conforme o horário de Brasília (1h no UTC, horário oficial usado pela empresa).

A empresa relatou que iria listar a Rocket Pool (RPL) na área da plataforma chamada Innovation Zone e que estaria disponível para transações às 5h desta quarta-feira (18). Os pares de negociação disponíveis são Bitcoin, BUSD (stablecoin da Binance) e USDT. Os saques em RPL só serão habilitados às 5h de quinta-feira (19).

Publicidade

Procurada, a Binance enviou uma longa nota na qual não falou especificamente do caso, mas ressaltou que “segurança é prioridade e que atua em total colaboração com as autoridades para coibir que pessoas mal intencionadas utilizem a plataforma”.

Além disso, ressaltou que tem “uma equipe de investigação de renome mundial, com ex-agentes que trabalham em constante coordenação com autoridades locais e internacionais no combate a crimes cibernéticos e financeiros, inclusive no rastreamento preventivo de contas suspeitas e atividades fraudulentas”.

Rocket Pool

No anúncio de listagem, a Binance define a Rocket Pool um provedor descentralizado de staking derivativo de Ethereum. O protocolo da plataforma faz uma ligação entre nós validadores da rede e stakers para a criação de uma pool de staking de ETH.

O usuário é recompensado em Rocket Pool ETH (rETH) por manter a liquidez do sistema. RPL é o token de governança e é necessário para se tornar um operador de um dos nós.

  • Já pensou em inserir o seu negócio na nova economia digital? Se você tem um projeto, você pode tokenizar. Clique aqui, inscreva-se no programa Tokenize Sua Ideia e entre para o universo da Web 3.0!
VOCÊ PODE GOSTAR
mulher insere moeda de Bitcoin em porquinho enquanto faz contas em um caderno

Como se aposentar investindo em criptomoedas

Com a adoção das criptomoedas em crescimento, incluí-las no planejamento pode ser vantajoso, desde que os riscos sejam bem gerenciados; veja quais comprar
Foto de rosto de Elon Musk

Elon Musk muda nome no X e faz preço de memecoins dispararem; entenda

Elon Musk mudou o nome de sua conta no X para ‘Harry Bōlz’ após defender um seguidor, o que gerou uma onda de memecoins cunhadas na rede Solana
Criador do Twitter e da Square, Jack Dorsey em palestra no TED

Ganha força tese de que Jack Dorsey, criador do Twitter, é Satoshi Nakamoto

Tese aponta interesses do Jack Dorsey por criptografia e finanças alternativas e intensa participação nos primeiros anos do Bitcoin
token do trump

Como Ripple, MoonPay e Mike Novogratz ajudaram a memecoin de Trump a ter sucesso

Os primeiros dias da memecoin oficial do presidente Donald Trump poderiam ter sido muito diferentes se não fosse por um trio de empresas de criptomoedas