Comparando ofertas de staking em 4 exchanges: qual oferece um melhor ROI?

Assim como 2019 foi o ano do IEO, 2020 parece ser o ano de do staking. As exchanges competem para oferecer as maiores recompensas. Qual moeda você deve escolher para maximizar seus ganhos?

A indústria de criptomoedas continua procurando novas maneiras de oferecer valor aos investidores. Após o fracasso das ICOs, a decepção geral dos IEOs e os resultados insatisfatórios da mineração de PoS, vêm aí o staking – uma ferramenta de investimento para um mercado em amadurecimento.

Ser capaz de ganhar uma recompensa, mantendo o controle sobre seus ativos é a melhor das opções. A previsibilidade geral dessas recompensas é outra: muitos investidores em criptomoedas agora preferem obter 10 a 12% ao ano ao invés de esperar uma alta de 300%.

A princípio, quase todos os stakings ocorreram em plataformas especializadas como Stake.Fish e Stake Capital. Mas, recentemente, grandes exchanges entraram no jogo. Fazer stake em uma exchange é a solução ideal para investidores que são cautelosos ao tentar plataformas desconhecidas e preferem lidar com empresas bem estabelecidas.

A gama de moedas também se expandiu. Juntamente com os conhecidos Tezos, EOS e Cosmos, algumas exchanges agora permitem stake de stablecoins. Essa é uma ótima maneira de proteger seus riscos e obter um ROI ao mesmo tempo.

Vamos comparar algumas ofertas recentes de apostas de trocas populares.

1) Stake de USDT na Tidex

  • Rendimento: 12% ao ano e mais
  • Prós: uma combinação vencedora de altas recompensas e volatilidade zero

A Tidex foi criada em 2017 e é conhecida por suas baixas taxas e um programa de empréstimos do USDT. A nova oferta de stake do USDT é a única do gênero no mercado. O Tether é usado para criar uma nova participação na Neutrino (USDN) – uma stablecoin descentralizada atrelada ao dólar que roda na blockchain WAVES e é 100% apoiada pela WAVES.

Os neutrinos em stake participam da mineração WAVES, produzindo de 10 a 20% ou mais, dependendo de vários fatores. A Tidex converte as recompensas resultantes em USDT e as transfere de volta aos stakeholders. O resultado é um ROI alto no stablecoin mais líquido, o Tether – todos com taxas zero de stake.

As recompensas são pagas diariamente, e os usuários podem sacar a qualquer momento.

2) Stake de Tron na Bitfinex

  • Rendimento: 6-8%
  • Pro: você não precisa fazer nada – apenas segure as moedas

A Bitfinex chama sua oferta de ‘soft staking’, o que significa que tudo que você precisa fazer é depositar moedas em sua conta na exchange e o staking começará automaticamente. Além do Tezos, você pode fazer stake de Cosmos, Tezos, Algorand, EOS e VSystems. Não há stablecoins em oferta, portanto, o seu rendimento real dependerá em grande parte dos movimentos dos preços. Por exemplo, a Tron perdeu 43% de seu valor nos últimos 12 meses, anulando efetivamente qualquer recompensa dos stakes.

As recompensas são pagas uma vez por semana, e não há requisitos mínimos de participação. A Bitfinex retém uma pequena parte da recompensa como taxa.

3) Stake de Tezos na Binance

  • Rendimento: 6-7%
  • Pro: ROI melhor do que em outras bolsas

Com 23 moedas suportadas, a Binance ocupa o segundo lugar entre as exchanges em termos da variedade de ofertas de staking (KuCoin tem 24, embora seu braço de stake seja chamado Pool-X). Muitos deles não são muito conhecidos, como Komodo, Ontologia e TROY.

A Binance oferece um rendimento maior na Tezos do que em outras bolsas: 6-7% ao ano, contra 6% na Kraken e apenas 3-5% na Bitfinex.

A recompensa de cada usuário é calculada com base em sua participação no valor total de moedas XTZ colocadas pelos usuários da Binance ao longo de cada mês. As recompensas também são pagas mensalmente. O stake mínimo é de apenas 1 XTZ.

4) Stake de DAI na OKex

  • Rendimento: 1%
  • Pro: o ROI é mais ou menos garantido

Além da Tidex, a OKex é uma das poucas exchanges que oferecem stake em stablecoin. Em vez de Tether, oferece stake na DAI – stablecoin descentralizada do MakerDAO atrelada ao USDT, mas apoiada por Ether. A propósito, a partir de março de 2020, a KuCoin também apresenta a stake da DAI, com distribuições diárias de receita. No entanto, o rendimento parece estar próximo de zero.

O rendimento é de apenas 1%, mas pelo menos você tem quase a garantia de 1%. A OKex oferece mais 8 moedas de stake, incluindo: XTZ, ATOM e EOS. No entanto, ao contrário da Binance, você não pode usar sua criptomoeda depois de colocá-la em stake.

O que você deve escolher?

Inúmeros especialistas afirmam que a atual crise global aumentará a importância das moedas estáveis. Com toda a incerteza decorrente da pandemia do COVID-19, preservar a riqueza e os riscos de hedge torna-se tão importante quanto obter um ROI alto. Nesse contexto, a colocação de stablecoin pode se tornar a próxima melhor coisa no investimento em criptomoedas.

Certamente, a quantidade de tais ofertas ainda é muito pequena, e o produto USDT da Tidex é praticamente o único a gerar um grande retorno em stake. Mas com a demanda crescente, outras bolsas certamente seguirão o exemplo.