Você já deve ter ouvido que o halving é um evento que ocorre com o Bitcoin (BTC) a cada quatro anos. Mas como exatamente é determinado o dia exato e como podemos saber quando ele vai acontecer?
Primeiramente, vamos recapitular que o halving é um evento que corta pela metade as recompensas pagas aos mineradores de BTC, reduzindo assim a oferta de novos tokens entrando no mercado.
Este será o quarto halving da história do Bitcoin, o que significa que os mineradores passarão a receber 3,125 BTC por bloco. Quando o Bitcoin foi criado, a recompensa era de 50 BTC por bloco.
Dito isso, é preciso entender agora que o halving não é um evento agendado em um calendário específico; ele ocorre a cada 210 mil blocos minerados do Bitcoin. Em média, leva-se cerca de quatro anos para minerar todo esse número de blocos, mas o intervalo de tempo pode variar.
A velocidade de mineração pode variar por diversos fatores, como número de transações sendo feitas, o nível de dificuldade de mineração da rede e até se há muita euforia ou pânico no mercado. Por conta disso, as previsões para o halving estão sempre mudando.
Os blocos de Bitcoin são normalmente minerados a uma taxa de cerca de 10 minutos. Mas isso não é regra: o intervalo entre os blocos pode ir de 2 a 15 minutos, ou até menos horas em casos mais raros.
Mas, se o padrão não oscilar muito daqui em diante, o halving deve acontecer no dia 20 de abril, com base em dados de sexta-feira (5).
Nas últimas semanas, houve um aumento de demanda na rede do Bitcoin, com os emissores de ETFs de Bitcoin à vista acumulando BTC para preencher seus fundos de investimento; os investidores de varejo comprando e vendendo em torno dos várias altas históricas do Bitcoin; e os Bitcoin Ordinals, semelhantes ao NFTs, vendo uma demanda renovada à medida que as pessoas inscrevem e negociam obras de arte e objetos de coleção na rede. Tudo isso muda a velocidade que um bloco é minerado.
Como acompanhar o halving?
Sabendo que o halving ocorre 210 mil blocos após o último evento do tipo, conforme a velocidade de mineração é determinada, é possível projetar quando ele irá acontecer.
Para acompanhar essas datas, basta acessar alguma das diversas plataformas que estão fazendo a contagem regressiva do halving. Mesmo assim, vale lembrar que site pode apresentar variações. principalmente em relação à hora exata do halving.
Dois dos principais agregadores de preços já estão com suas contagens disponíveis, o CoinGecko e o CoinMarketCap. No dia 5 de abril, ambos apontavam para o mesmo dia do evento: 20 de abril. Porém, havia uma diferença de cerca de 12 horas em cada projeção.
Outro site bastante acompanhado pelo mercado é o Nice Hash, porém, ele mostra (em 5 de abril) um dia totalmente diferente para o próximo halving: 18 de abril, às 14h57 (horário de Brasília).
Os sites Crypto.com e Watcher.Guru também trazem essas informações e mostram quantos blocos restam para o halving e quais foram os últimos blocos minerados.
Ambos possuem uma projeção muito parecida de quando o halving vai acontecer: 20 de abril, entre meia-noite e 6h (horário de Brasília).
Vale ressaltar que conforme o evento se aproxima, a tendência é que todas as projeções passem a se alinhar mais, indicando com maior precisão o dia que ocorrerá o halving e depois, quando estiver muito perto, o horário.
- Quer desvendar os mistérios do Bitcoin? Adquira “O Livro de Satoshi”, um compilado de escritos e insights de Satoshi Nakamoto