A Comissão Europeia (CE), por meio de uma publicação da comissária Mariya Gabriel, que supervisiona a divisão economia e sociedade digital, informou no portal oficial da instituição, no início do mês. A declaração foi uma resposta a uma pergunta direcionada ao parlamento, que está de olho no aumento do consumo de energia elétrica para a mineração de criptomoedas na União Européia (UE), conforme a CCN.
A comissária lembrou que o consumo de energia elétrica é uma atividade econômica que está sujeita às regras que a UE aplica à eficiência energética, ao setor de energia e às emissões de gases de efeito estufa. Mesmo assim argumentou que era preciso haver diálogo, pois ainda não existe uma base jurídica para prevenir ou limitar a energia consumida no bloco econômico europeu, independente da atividade.
Atividade legal
O comitê descartou a possibilidade de rastrear a mineração de criptomoedas porque não é uma atividade ilegal. No entanto, o grupo estará acompanhando a movimentação conforme informações periódicas da procura e do consumo.
“É importante, também, fixarmos a ideia de que muitas aplicações promissoras dessas novas tecnologias não possuem grande necessidade de poder de processamento”, escreveu Mariya.
A questão da energia elétrica é um assunto muito abordado desde que o Bitcoin se popularizou e os pontos de mineração aumentaram substancialmente. No início deste ano a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, disse, como relatado pela CCN, que a mineração de Bitcoin é muito intensiva no gasto de energia, mas que, mesmo antes dessa nova atividade surgir, já havia uma grande preocupação com a demanda de eletricidade pela Indústria, considerando vários alarmes dados por analistas e ambientalistas.
A Comissão Europeia é responsável por aplicar as decisões do Parlamento. Em resposta a um mandato do Parlamento Europeu anunciou, no ano passado, planos para estabelecer um Observatório Blockchain da UE, que além de mirante terá um fórum que vai coletar informações sobre a tecnologia.
Leia também: Analista Prevê Forte Queda no Preço do Bitcoin
BitcoinTrade
A primeira plataforma Brasileira que você pode comprar com segurança utilizando o seu Cartão de Crédito como forma de pagamento. Eles aceitam Visa e Mastercard. A BitcoinTrade ainda conta com certificação de segurança PCI Compliance, a única no Brasil. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br