Imagem da matéria: Comissão da UE: “Não há Base para Banir Mineração de Bitcoin”
Foto: Pixabay

A Comissão Europeia (CE), por meio de uma publicação da comissária Mariya Gabriel, que supervisiona a divisão economia e sociedade digital, informou no portal oficial da instituição, no início do mês. A declaração foi  uma resposta a uma pergunta direcionada ao parlamento, que está de olho no aumento do consumo de energia elétrica para a mineração de criptomoedas na União Européia (UE), conforme a CCN.

“A Comissão está ciente das preocupações sobre o crescente consumo de eletricidade decorrente da atividade de mineração das criptomoedas e da tecnologia Blockchain”, afirmou Gabriel.

Publicidade

A comissária lembrou que o consumo de energia elétrica é uma atividade econômica que está sujeita às regras que a UE aplica à eficiência energética, ao setor de energia e às emissões de gases de efeito estufa. Mesmo assim argumentou que era preciso haver diálogo, pois ainda não existe uma base jurídica para prevenir ou limitar a energia consumida no bloco econômico europeu, independente da atividade.

Atividade legal

O comitê descartou a possibilidade de rastrear a mineração de criptomoedas porque não é uma atividade ilegal. No entanto, o grupo estará acompanhando a movimentação conforme informações periódicas da procura e do consumo.

“É importante, também, fixarmos a ideia de que muitas aplicações promissoras dessas novas tecnologias não possuem grande necessidade de poder de processamento”, escreveu Mariya.

A questão da energia elétrica é um assunto muito abordado desde que o Bitcoin se popularizou e os pontos de mineração aumentaram substancialmente. No início deste ano a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, disse, como relatado pela CCN, que a mineração de Bitcoin é muito intensiva no gasto de energia, mas que, mesmo antes dessa nova atividade surgir, já havia uma grande preocupação com a demanda de eletricidade pela Indústria, considerando vários alarmes dados por analistas e ambientalistas.

Publicidade

A Comissão Europeia é responsável por aplicar as decisões do Parlamento. Em resposta a um mandato do Parlamento Europeu anunciou, no ano passado, planos para estabelecer um Observatório Blockchain da UE, que além de mirante terá um fórum que vai coletar informações sobre a tecnologia.

Leia também: Analista Prevê Forte Queda no Preço do Bitcoin

BitcoinTrade

A primeira plataforma Brasileira que você pode comprar com segurança utilizando o seu Cartão de Crédito como forma de pagamento. Eles aceitam Visa e Mastercard. A BitcoinTrade ainda conta com certificação de segurança PCI Compliance, a única no Brasil. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Mercado se anima com futuros de Bitcoin na B3, mas analistas apontam riscos para investidores iniciantes

Mercado se anima com futuros de Bitcoin na B3, mas analistas apontam riscos para investidores iniciantes

B3 lançou na última quarta o contrato futuro de Bitcoin, mas especialistas lembram que o produto oferece muitos riscos
Imagem da matéria: FBI intima participantes de evento de 2022 após roubo de dev do Bitcoin Core

FBI intima participantes de evento de 2022 após roubo de dev do Bitcoin Core

Dashjr, cofundador do pool de mineração Ocean, teve um montante de Bitcoin roubado que hoje vale mais de US$ 14 milhões
bitcoin preso a correntes

Angola proíbe mineração de criptomoedas e China repercute

Embaixada pediu aos chineses que vivem no país sul-africano para não apoiarem ou se envolverem com mineração
Imagem da matéria: Como a Binance entrou em pé de guerra com o governo da Nigéria

Como a Binance entrou em pé de guerra com o governo da Nigéria

Nigéria acusa a Binance de facilitar corrupção e outros crimes e já até prendeu executivos da exchange no país