Imagem da matéria: Colômbia fecha parceria com a Ripple para testar tecnologia blockchain
Banco Central da Colômbia irá testar usos para meios de pagamento da blockchain (Foto: Shutterstock)

A Ripple e o Banco Central da Colômbia anunciaram nesta quinta-feira (15) uma parceria para explorar casos de uso da tecnologia blockchain.

O Banco Central local, em conjunto com o Ministério de Tecnologias da Informação e Comunicações (MinTIC), irá testar casos de uso que aprimorarão o sistema de pagamento de altos valores da Colômbia usando a plataforma CBDC da Ripple, baseada no XRP Ledger (XRPL).

Publicidade

Esse piloto será desenvolvido como parte da terceira fase de experimentação de blockchain liderada pelo MinTIC.

Sob a orientação da Diretoria de Governo Digital do MinTIC, o projeto será executado até o final de 2023. O objetivo da terceira fase de experimentação de blockchain do MinTIC será educar entidades públicas nacionais e territoriais por meio de experimentos interativos e colaborativos de aplicação do mundo real, mostrando como a velocidade, a escalabilidade e a transparência da tecnologia blockchain podem revolucionar os sistemas de pagamento e gestão de dados.

Destacando a importância desse projeto, o ministro Mauricio Lizcano, chefe do MinTIC, enfatizou que a parceria “fornecerá uma solução tecnológica que permitirá simulações de diferentes casos de uso no sistema de pagamento de alto valor”.

James Wallis, vice-presidente de Engajamento com Bancos Centrais e CBDCs da Ripple, disse que o “projeto abrirá caminho para avanços transformadores na utilização da tecnologia blockchain no setor público. Essa parceria demonstra nosso compromisso em impulsionar a inovação e a eficiência, capacitando, em última instância, as entidades públicas a desbloquearem todo o potencial de transações seguras e transparentes”.

VOCÊ PODE GOSTAR
Hacker com capuz sorri no escuro

“Fizemos besteira”: Gala Games confirma hack de de R$ 1,2 bilhão

Um invasor usou um exploit para cunhar e roubar 5 bilhões de tokens da Gala Games (GALA)
Celular com o logo da CVM e notebook aberto no site da Comissãod e Valores Mobiliários

CVM reconhece ativo de blockchain como token de pagamento

Dynasty Global AG recebeu na última semana a classificação do D¥N como um token de pagamento pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
SBF da FTX no Congresso dos EUA

Criador da FTX diz que divide presídio com assassinos e brinca que arroz virou moeda com “boas oportunidades” de arbitragem

Sam Bankman-Fried, fundador da FTX, falou sobre sua vida na prisão, a visão diferenciada que tem sobre o que poderia ter sido sua vida e sua tentativa de apelação da condenação
CEO do MB Reinlado Rabelo em evento da CVM na USP

“A Bolsa é sim lugar de startups”, diz CEO do Mercado Bitcoin em evento da CVM

Reinaldo Rabelo participou do evento do “Tecnologia e Democratização dos Mercados de Capitais no Brasil”