Imagem da matéria: Coinbase vai listar token de ether preso em staking dentro da corretora
(Foto: Shutterstock)

Conforme o mundo cripto se prepara para a fusão do Ethereum em setembro, a popular corretora de criptomoedas Coinbase anunciou, na quarta-feira (24), o lançamento de cbETH, seu novo token wrapped e de staking padrão ERC-20.

“O Coinbase Wrapped Staked ETH (cbETH) é um utility token que representa ETH2, que é o ether em staking pela Coinbase”, tuitou a empresa, acrescentando que cbETH pode ser vendido ou enviado para fora da plataforma enquanto ETH2 vai continuar bloqueado até que haja uma futura atualização de protocolo”.

Publicidade

O termo “staking” se refere à alocação de um ativo em uma plataforma para ajudá-la a validar transações, geralmente por um retorno monetário ou recompensas.

Um “wrapped token” é um ativo digital que permite que o valor de um ativo seja movimentado de uma blockchain a outra. Por exemplo, wrapped bitcoin (WBTC) permite o uso do bitcoin (BTC) na blockchain Ethereum.

Tradicionalmente, wrapped tokens são pareados a seu ativo “original” e seguem seu preço, ou seja, o preço do WBTC deve seguir o preço do BTC.

No Twitter, a Coinbase afirmou que o preço do cbETH não irá rastrear o preço do ether, e sim representar o ether em staking, além de todo o seu staking acumulado a partir do dia 16 de junho de 2022, quando a Coinbase começou a converter os juros e saldos do cbETH.

Publicidade

Em um artigo na central de ajuda, a Coinbase afirma que clientes que fizerem o staking de ether na corretora irão receber o utility token cbETH padrão ERC-20. A Coinbase alega que o novo token é uma representação líquida do ether em staking.

A Coinbase afirma que holders do ether em staking ou ETH2 poderão fazer o “wrapping” de seu ETH2 — em que o usuário bloqueia um ativo em um contrato autônomo e obtém outro token em troca — e recebe cbETH pelo site da Coinbase, acrescentando que a funcionalidade de wrapping será “apresentada para usuários elegíveis de forma gradual ao longo do dia”.

A empresa conclui ao afirmar que, quando seu ativo tiver um fornecimento suficiente, a negociação do par cbETH/USD será disponibilizada em etapas, mas o suporte para cbETH será restrito em algumas regiões.

O anúncio do novo token de staking acontece em um momento em que a Coinbase está sendo investigada por reguladores americanos por supostamente ter listado valores mobiliários sem registrá-los e pelo uso de informações privilegiadas (do inglês “insider trading”), bem como processos judiciais, incluindo um por ter supostamente feito “declarações falsas e enganosas” sobre suas operações.

Publicidade

Após o Departamento do Tesouro Americano ter sancionado o uso do serviço de mixing Tornado Cash este mês, o CEO da Coinbase, Brian Armstrong disse que a corretora iria suspender seu serviço de staking de ether se reguladores pedissem que cumprisse com demandas para censurar o Ethereum.

“É um [contexto] hipotético que esperamos não ter de realmente enfrentar”, tuitou Armstrong na época, acrescentando que talvez possa haver uma opção melhor ou uma disputa jurídica que poderia ajudar a chegar em um resultado melhor.

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

Quer negociar mais de 200 ativos digitais na maior exchange da América Latina? Conheça o Mercado Bitcoin! Com 3,8 milhões de clientes, a plataforma do MB já movimentou mais de R$ 50 bilhões em trade in. Crie sua conta grátis!

Talvez você queira ler
Imagem da matéria: Reservas de Bitcoin da Binance caem com investidores migrando para outras exchanges, aponta CryptoQuant

Reservas de Bitcoin da Binance caem com investidores migrando para outras exchanges, aponta CryptoQuant

Os saques refletem o receio dos investidores em relação à corretora que se tornou alvo do governo americano
Changpeng "CZ" Zhao, CEO da Binance

Uma Binance sem CZ; entenda como a corretora deve operar daqui em diante

Especialistas afirmam que episódio pode ser ponto de maturidade para a indústria cripto e mostrar que setor não depende mais de personalidades
Bandeira do Reino Unido em destaque e o prédio do Banco da Inglaterra em desfoque ao fundo

Legisladores britânicos defendem limites para libra digital e questionam se criação da moeda é necessária

Em relatório, legisladores alertam para um risco de corrida bancária caso a libra digital não tenha limites se ela for lançada
Jesse Powell posa para foto de terno e gravata

“SEC é o maior empecilho dos EUA”, ataca criador da exchange Kraken

Jesse Powell acusou a SEC de extorsão depois que o regulador apresentou novas acusações à exchange de criptomoedas, incluindo mistura de fundos de clientes