Imagem da matéria: Fusão do Ethereum ganha data oficial de lançamento
Foto: Shutterstock

A “fusão” vem aí — provavelmente bem antes do que o esperado. Segundo uma publicação desta quarta-feira (24) no blog da Ethereum Foundation, a atualização terá sido finalizada entre os dias 10 e 20 de setembro.

Ethereum, a rede da segunda maior criptomoeda em termos de capitalização de mercado, irá migrar de um mecanismo de consenso proof of work (PoW) para um proof of stake (PoS) no próximo mês em uma atualização muito popular e conhecida como “fusão”.

Publicidade

Desenvolvedores haviam compartilhado datas para quando a tão aguardada atualização para o ETH 2.0 aconteceria.

No entanto, hoje, a Ethereum Foundation afirmou: “Após anos de muito trabalho, a atualização ao proof of stake do Ethereum está finalmente aqui! A atualização bem sucedida de todas as redes de teste agora está completa e a Fusão foi agendada para a rede principal do Ethereum”.

A fundação acrescentou que a atualização, que acontecerá em duas fases, “Bellatrix” e “Paris”, será implementada nos dias 6 e, em seguida, entre os dias 10 e 20 de setembro, respectivamente.

Neste momento, o Ethereum utiliza o mesmo mecanismo de consenso que o Bitcoin, conhecido como proof of work, que exige que mineradores validem transações e mantenham a rede segura. É lenta, cara e utiliza enormes quantidades de energia.

No entanto, proof of stake é diferente, pois se livra de mineradores como um todo e utiliza validadores, ou pessoas que fazem o staking (bloqueiam) ethers para manter a rede segura e funcionando.

Publicidade

Após a atualização, a única forma de criar novos ethers será ao fazer o staking de ethers já existentes na rede, que analistas esperam que tenha um impacto deflacionário na criptomoeda.

As vantagens do novo sistema

A migração para o proof of stake tornará o Ethereum “99% mais energeticamente eficiente”, segundo a Ethereum Foundation.

Em julho, o cofundador do Ethereum, Vitalik Buterin, também havia dito acreditar que a mudança é “ótima para a descentralização”, apesar de críticos afirmarem que o oposto acontecerá.

Há tempos, usuários do Ethereum falam sobre como a fusão irá melhorar a rede, apesar de o próprio Buterin ter destacado que existem muitas atualizações vindo por aí.

Após essas atualizações, desenvolvedores esperam que a velocidade e a eficiência da rede também melhorem.

“A transição do Ethereum para o proof of stake tem sido uma loooonga jornada”, afirmou a Ethereum Foundation nesta quarta-feira.

Publicidade

“Obrigado a todos que contribuíram para a pesquisa, especificação, desenvolvimento, análise, teste, quebra, conserto ou explicação de tudo o nos fez chegar à fusão.”

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

Aprenda a ganhar dinheiro com Cripto
Você pode ter acesso a um curso exclusivo com os maiores especialistas em cripto para aprender os fundamentos e as técnicas que te ajudam a navegar nas altas e baixas do mercado. Garanta sua vaga aqui!

VOCÊ PODE GOSTAR
Celular mostra logotipo da Solana

Solana labs lança plataforma para programas de fidelidade

A empresa promete processo de integração cujas marcas “não precisam de nenhum conhecimento em blockchain”
Imagem da matéria: McDonald's lança seu próprio metaverso - e os proprietários de NFTs do Grimace são VIPs

McDonald’s lança seu próprio metaverso – e os proprietários de NFTs do Grimace são VIPs

A rede de fast food McDonald’s acaba de lançar um mundo metaverso para clientes de Singapura, com vantagens especiais para titulares de NFTs do Grimace
Letras que formam a sigla ETF próximas a uma moeda dourada de Bitcoin (BTC)

ETFs de Bitcoin quebram sequência de 19 dias de entradas e têm saídas de US$ 65 milhões

Em uma sequência recorde que durou um mês, ETFs de Bitcoin tiveram a entrada de cerca de US$ 4 bilhões, período em que o BTC se aproximou de sua máxima histórica
Fachada da GameStop em Tyler no Texas

Memecoins da GameStop e Iggy Azalea encerram semana com perdas de até 50%

MOTHER – uma memecoin lançada pela rapper Iggy Azalea – despencou 38% nos últimos 7 dias