Conforme o mundo cripto se prepara para a fusão do Ethereum em setembro, a popular corretora de criptomoedas Coinbase anunciou, na quarta-feira (24), o lançamento de cbETH, seu novo token wrapped e de staking padrão ERC-20.
Coinbase will add support for Coinbase Wrapped Staked ETH (cbETH) on the Ethereum network (ERC-20 token). Do not send this asset over other networks or your funds will be lost.
— Coinbase Assets (@CoinbaseAssets) August 24, 2022
What is cbETH? Let’s dive in pic.twitter.com/n3Dp4OA6HO
“O Coinbase Wrapped Staked ETH (cbETH) é um utility token que representa ETH2, que é o ether em staking pela Coinbase”, tuitou a empresa, acrescentando que cbETH pode ser vendido ou enviado para fora da plataforma enquanto ETH2 vai continuar bloqueado até que haja uma futura atualização de protocolo”.
O termo “staking” se refere à alocação de um ativo em uma plataforma para ajudá-la a validar transações, geralmente por um retorno monetário ou recompensas.
Um “wrapped token” é um ativo digital que permite que o valor de um ativo seja movimentado de uma blockchain a outra. Por exemplo, wrapped bitcoin (WBTC) permite o uso do bitcoin (BTC) na blockchain Ethereum.
Tradicionalmente, wrapped tokens são pareados a seu ativo “original” e seguem seu preço, ou seja, o preço do WBTC deve seguir o preço do BTC.
No Twitter, a Coinbase afirmou que o preço do cbETH não irá rastrear o preço do ether, e sim representar o ether em staking, além de todo o seu staking acumulado a partir do dia 16 de junho de 2022, quando a Coinbase começou a converter os juros e saldos do cbETH.
Note that the price of cbETH is NOT meant to track the price of ETH 1:1. cbETH represents staked ETH plus all of its accrued staking interest, starting from when cbETH’s conversion rate and balance were initialized (June 16, 2022 19:34 UTC).
— Coinbase Assets (@CoinbaseAssets) August 24, 2022
Em um artigo na central de ajuda, a Coinbase afirma que clientes que fizerem o staking de ether na corretora irão receber o utility token cbETH padrão ERC-20. A Coinbase alega que o novo token é uma representação líquida do ether em staking.
Leia Também
A Coinbase afirma que holders do ether em staking ou ETH2 poderão fazer o “wrapping” de seu ETH2 — em que o usuário bloqueia um ativo em um contrato autônomo e obtém outro token em troca — e recebe cbETH pelo site da Coinbase, acrescentando que a funcionalidade de wrapping será “apresentada para usuários elegíveis de forma gradual ao longo do dia”.
A empresa conclui ao afirmar que, quando seu ativo tiver um fornecimento suficiente, a negociação do par cbETH/USD será disponibilizada em etapas, mas o suporte para cbETH será restrito em algumas regiões.
Once sufficient supply of this asset is established, trading on our CBETH-USD trading pair will launch in phases. Support for cbETH may be restricted in some supported jurisdictions.
— Coinbase Assets (@CoinbaseAssets) August 24, 2022
O anúncio do novo token de staking acontece em um momento em que a Coinbase está sendo investigada por reguladores americanos por supostamente ter listado valores mobiliários sem registrá-los e pelo uso de informações privilegiadas (do inglês “insider trading”), bem como processos judiciais, incluindo um por ter supostamente feito “declarações falsas e enganosas” sobre suas operações.
Após o Departamento do Tesouro Americano ter sancionado o uso do serviço de mixing Tornado Cash este mês, o CEO da Coinbase, Brian Armstrong disse que a corretora iria suspender seu serviço de staking de ether se reguladores pedissem que cumprisse com demandas para censurar o Ethereum.
“É um [contexto] hipotético que esperamos não ter de realmente enfrentar”, tuitou Armstrong na época, acrescentando que talvez possa haver uma opção melhor ou uma disputa jurídica que poderia ajudar a chegar em um resultado melhor.
It’s a hypothetical we hopefully won’t actually face. But if we did we’d go with B i think. Got to focus on the bigger picture. There may be some better option (C) or a legal challenge as well that could help reach a better outcome.
— Brian Armstrong – barmstrong.eth (@brian_armstrong) August 17, 2022
*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.
Quer negociar mais de 200 ativos digitais na maior exchange da América Latina? Conheça o Mercado Bitcoin! Com 3,8 milhões de clientes, a plataforma do MB já movimentou mais de R$ 50 bilhões em trade in. Crie sua conta grátis!