Imagem da matéria: Coinbase se estabelece no Brasil e sinaliza que irá reportar transações à Receita Federal | Análise
Shutterstock

A corrida pela regulamentação de corretoras estrangeiras de criptomoedas que atuam também no Brasil já começou. A Coinbase, uma das líderes do setor, já está notificando seus clientes brasileiros sobre uma atualização significativa no contrato de usuário, prevista para 1º de setembro de 2023. O destaque dessa atualização é a mudança na entidade jurídica responsável pelos serviços, que passará a ser a Coinbase Brasil LTDA.

Segundo comunicado da Coinbase, a nova empresa responsável por prestar serviços aos clientes residentes no Brasil está plenamente regulamentada no país, com sede na cidade de São Paulo. A Coinbase afirma que essa mudança reflete o compromisso da empresa em fornecer um ambiente seguro e confiável para os usuários acessarem a criptoeconomia.

Publicidade

Coinbase irá informar transações a Receita Federal?

Com a alteração da entidade jurídica, tudo indica que a Coinbase passará a cumprir com a Instrução Normativa 1888, reportando as transações de seus clientes brasileiros diretamente à Receita Federal. Isso coloca a Coinbase em pé de igualdade com as corretoras nacionais no que diz respeito às obrigações fiscais.

Leia também: Entenda a IN 1888 e as mudanças na declaração de criptomoedas

Cláusulas de Atenção no Contrato sobre impostos

O contrato revisado inclui uma cláusula que autoriza a Coinbase a comunicar informações fiscais e transacionais às autoridades competentes, conforme exigido pela legislação vigente. Além disso, a empresa pode reter ou adicionar impostos às transações e pagamentos dos usuários. A Coinbase também pode solicitar documentação tributária, e o não cumprimento dessa solicitação pode resultar em retenção e/ou recolhimento de impostos.

Confira na integra a cláusula 12.7 do contrato de usuário da Coinbase que trata sobre os impostos:

Regulamentação em andamento

O decreto 11.563 que regulamenta a Lei nº 14.478, de 21 de dezembro de 2022, designou o Banco Central como o órgão regulador do mercado de criptomoedas. Espera-se que até o fim deste ano, o Banco Central apresente diretrizes claras que as corretoras deverão seguir.

No entanto, o diretor de regulação do Banco Central, Otávio Ribeiro Damaso, já sinalizou que o conjunto final de regras definitivas para o setor cripto deve ficar pronto apenas no final do primeiro semestre de 2024.

Publicidade

Dessa forma, muitas corretoras terão que se adequar rapidamente se quiserem continuar operando no Brasil. A corrida pela regulamentação está apenas começando, e a Coinbase já deu o primeiro passo.

O que isso significa para você?

Se você é um usuário da Coinbase no Brasil, é crucial estar ciente dessas mudanças. A responsabilidade de reportar transações à Receita Federal agora recai sobre a Coinbase, e não mais sobre o usuário individual. Vale ressaltar que, em tentativa de contato junto a Coinbase, não obtivemos retorno.

Embora as corretoras estrangeiras não sejam obrigadas a declarar explicitamente que irão cumprir a IN 1888, seria de bom tom com os seus usuários a clareza nesse sentido. A falta de clareza pode gerar incertezas entre os investidores, especialmente se esse se tornar um movimento padrão no setor.

Texto escrito por Ana Paula Rabello e Gabriel Rother Candido e publicado originalmente no blog Declarando Bitcoin.

O Portal do Bitcoin procurou a Coinbase para obter cometários sobre o assunto, mas não teve retorno até a publicação deste artigo

  • Clique aqui e acompanhe o Portal do Bitcoin no Google Notícias
VOCÊ PODE GOSTAR
Ilustração de moeda NOT dourada com logotipo do jogo Notcoin do Telegram

Usuários do Notcoin agora recebem benefícios nos jogos Pixelverse e Musk Empire

O jogo cripto original do Telegram se uniu ao Pixelverse e Musk Empire para oferecer benefícios especiais aos jogadores
Moeda de Bitcoin à frente de logo da Mt. Gox

Reembolsos de Bitcoin da Mt. Gox se aproximam: veja as previsões

Já faz uma década, mas não vai demorar muito mais, pois bilhões de dólares em Bitcoin estão a caminho dos credores da falida exchange
moeda de bitcoin ao lado de celular com logo da mt gox

36% do Bitcoin da Mt. Gox já foi distribuído aos credores, diz analista

Com operação feita ontem, a Mt. Gox já distribuiu mais de um terço dos 141.686 BTC que deve aos credores
Imagem da matéria: Memecoins de Trump aumentam com saída de Biden da corrida presidencial dos EUA em 2024

Memecoins de Trump aumentam com saída de Biden da corrida presidencial dos EUA em 2024

Memecoins baseadas em Solana e Ethereum e inspiradas por Donald Trump explodem no domingo (21) após o anúncio da saída de Biden