A exchange de criptomoedas Coinbase disse que está preparada para agir rapidamente se um ETF de Bitcoin à vista for aprovado em breve, destacando sua posição durante uma teleconferência de resultados com investidores e analistas na quinta-feira (2).
“Estamos prontos para começar a trabalhar”, disse Emilie Choi, COO da Coinbase. “Eles [ETFs] deverão acrescentar credibilidade ao mercado e devemos ver um aumento da liquidez e da estabilidade do mercado, como vimos com outras classes de ativos, como um ETF de ouro.”
Os magnatas de criptomoedas, como os gêmeos Winklevoss, têm buscado produtos semelhantes aos ETFs que permitem aos investidores obter exposição ao Bitcoin em uma conta de corretagem há mais de uma década. A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) hesitou em aprovar um até agora.
No entanto, o hype atingiu novos níveis este ano, à luz da vitória da Grayscale no tribunal e de vários gigantes financeiros, como BlackRock e Fidelity, que investiram o seu peso no grupo de candidatos a ETF. Os analistas do JP Morgan acham que é “muito provável” que um ETF de Bitcoin à vista seja aprovado nos próximos três meses.
Embora figuras influentes no domínio dos ativos digitais, como o cofundador e presidente do conselho da MicroStrategy, Michael Saylor, tenham falado sobre o potencial de um ETF de Bitcoin à vista para fazer os preços dispararem, as observações de Choi reforçaram a estabilidade.
Como um ETF de Bitcoin à vista torna mais fácil para os investidores institucionais negociarem Bitcoin – sem a necessidade de se preocupar com a autocustódia – deve-se esperar maior estabilidade para uma classe de ativos que é conhecida por ser volátil, disse o chefe de pesquisa da 3iQ, Mark Connors, ao Decrypt.
“As instituições têm uma cadência diferente de investimento, onde se reequilibram em carteiras de múltiplos ativos”, disse ele. “As instituições tendem a amortecer os picos e apoiar as baixas – isto é, investimento institucional multiativos 101″.
Leia Também
Em termos simples, Connors disse que um ETF de Bitcoin à vista permitiria que as instituições vendessem facilmente para qualquer demanda que surgir de um ganho descomunal. Por outro lado, ele disse que as instituições reequilibrariam seus portfólios se o Bitcoin sofresse uma perda descomunal.
Apontando para o impacto que o ETF SPDR Gold Trust (GLD) teve sobre o ouro quando o ETF baseado no ativo fez a sua estreia em Wall Street em 2004, Connors disse que a liquidez associada à adoção institucional de uma classe de ativos gera mercados mais estáveis.
Em sua teleconferência de resultados com analistas na quinta-feira, Choi falou sobre a posição única da Coinbase como custodiante de vários ETFs de Bitcoin à vista – e como o produto renderia à exchange uma fonte adicional de receita.
“A Coinbase está muito orgulhosa por ter sido selecionada para fazer parceria com a maioria dos potenciais emissores, que estão entre as instituições financeiras mais confiáveis do mundo”, disse ela. “A principal forma de monetizarmos os ETFs diretamente no curto prazo é por meio de taxas de custódia”.
Ao mesmo tempo, o potencial de um ETF de Bitcoin à vista para ampliar o acesso entre investidores de varejo e expandir a propriedade de cripto nos EUA foi observado pela COO da Coinbase.
“Uma estatística que considero realmente poderosa é que 52 milhões de americanos possuem criptomoedas hoje, apesar da atual sobrecarga regulatória”, disse ela. “Então, imagine o que acontecerá quando os ETFs forem introduzidos e ficarem amplamente disponíveis”.
*Traduzido com autorização do Decrypt.
- Quer desvendar os mistérios do Bitcoin? Adquira “O Livro de Satoshi”, um compilado de escritos e insights de Satoshi Nakamoto