Imagem da matéria: FTX entregou dados de negociação de criptos de clientes ao FBI
Shutterstock

Os consultores de falências da exchange de criptomoedas FTX repassaram informações de clientes ao Federal Bureau of Investigation (FBI) dos Estados Unidos, de acordo com registros judiciais.

Vários escritórios do FBI – incluindo Filadélfia e Oakland – receberam dados de transações de clientes, mostram documentos da consultoria Alvarez & Marsal. A Bloomberg foi a primeira a publicar a informação.

Publicidade

Os documentos revelam que os agentes fizeram o pedido para examinar os dados para “investigar todas as transações e contas de clientes”. Mas os autos do tribunal, tornados públicos ontem, não mostram detalhes sobre a quantidade de informações que os agentes federais receberam.

A privacidade do cliente tem sido um tema quente desde o colapso da FTX no ano passado. Os advogados bloquearam repetidamente as tentativas dos principais meios de comunicação – incluindo o New York Times e a Dow Jones & Company – de revelar nomes de clientes.

Eles argumentaram que ex-clientes da falida plataforma cripto poderiam estar sujeitos a fraudes e roubo de identidade se seus nomes fossem revelados.

A FTX entrou em colapso rapidamente em novembro do ano passado – enviando ondas de choque por uma indústria de criptomoedas já abalada.

Publicidade

O cofundador e ex-chefe da empresa, Sam Bankman-Fried, foi preso um mês após o colapso da bolsa e os promotores disseram que ele administrou a exchange de forma criminosa e perdeu bilhões de dólares em dinheiro de clientes no processo.

E os promotores estavam certos: na quinta-feira, um júri considerou Bankman-Fried culpado de sete acusações criminais – incluindo fraude e lavagem de dinheiro.

A FTX era uma das marcas mais reconhecidas no mercado e Bankman-Fried se aproximou de políticos, celebridades e até doou a democratas e republicanos para tentar influenciar a política de criptomoedas.

Mas, em última análise, tudo era uma fachada para enriquecer, de acordo com os promotores, e a marca faliu rápida e inesperadamente porque ele e sua equipe administraram mal o gigante dos ativos digitais de forma criminosa.

*Traduzido com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Logo da SEC dos EUA

SEC de Trump está encerrando processos e investigações contra criptomoedas; veja os maiores casos

Órgão está abandonando “regulação por meio de imposição” e passando a adotar uma postura menos hostil com o setor cripto
logo da Circle

IPO da Circle supera estreias na bolsa da Meta, Robinhood e Airbnb

Em minutos após a abertura do mercado, ações da Circle mais que triplicaram de valor e desempenho impressionou todo o mercado financeiro
Imagem da matéria: Unick 2.0: Empresa de Natal está por trás da nova versão da pirâmide

Unick 2.0: Empresa de Natal está por trás da nova versão da pirâmide

Start Cash tem aparecido nos recibos de supostos saques que estão sendo compartilhados em grupos de Telegram da Unick
celular com logo do nubank e criptomoedas ao lado

Nubank desiste de aumentar taxas de criptomoedas por causa do IOF

O aumento das taxas havia sido uma decisão do próprio Nubank, já que mudanças no IOF não impactaram o setor cripto diretamente