A relação entre a Apple e a Coinbase azedou nesta quinta-feira (1º) após a maior corretora de criptomoedas dos EUA denunciar publicamente a cobrança de taxas que estão sendo impostas ao aplicativo de sua carteira no sistema iOS.
De acordo com uma série de tweets da Coinbase, a Apple passou a exigir 30% das taxas de gas de todas as transferências de NFTs feitas por usuários na carteira mobile da Coinbase. Por discordar dessa cobrança, a corretora desativou no seu app a opção de enviar e receber NFT.
“A alegação da Apple é que as taxas de gas necessárias para enviar NFTs precisam ser pagas por meio de seu sistema de compra no aplicativo, para que eles possam coletar 30% dessas taxas ”, contextualiza a corretora para em seguida dizer que a cobrança não faz sentido.
“Para quem entende como funcionam os NFTs e as blockchains, isso claramente não é possível. O sistema de compra no aplicativo proprietário da Apple não oferece suporte às criptomoedas, portanto, não poderíamos obedecer, mesmo que tentássemos.”
Apple’s claim is that the gas fees required to send NFTs need to be paid through their In-App Purchase system, so that they can collect 30% of the gas fee.
— Coinbase Wallet (@CoinbaseWallet) December 1, 2022
Leia Também
Segundo a corretora, a Apple introduziu essa nova política para proteger seus lucros “às custas do investimento do consumidor de NFTs e a inovação de todo ecossistema cripto”.
Para ilustrar, a Coinbase disse que essa ação da Apple é equivalente a tentar cobrar uma taxa de cada e-mail enviado por meio de protocolos abertos da internet.
Enquanto o problema não se resolve, os principais afetados são os usuários de iPhone com NFTs na carteira da exchange.
“Esperamos que isso seja um descuido da Apple e um ponto de inflexão para futuras conversas com o ecossistema. @apple, estamos aqui e queremos ajudar”, finalizou a Coinbase.
Participe da comunidade de Web3 que mais cresce no Brasil. Clique aqui e venha conversar no Discord com os maiores especialistas do país.