O ex-CEO da Ripple Labs, Chris Larsen, anunciou seu apoio formal a Kamala Harris antes da corrida presidencial de 2024, como parte de uma coalizão de executivos empresariais que endossam a atual vice-presidente.
O cofundador se juntou a outros 88 executivos, incluindo o CEO da 21st Century Fox, James Murdoch, e o presidente da Snap, Michael Lynton, em um carta conjunta, relatada pela CNBC.
Larsen foi cofundador da Ripple em 2012 sob o nome OpenCoin e deixou o cargo de CEO da Ripple em dezembro de 2016, mantendo o cargo de presidente do conselho. Ele foi sucedido no cargo de CEO por Brad Garlinghouse.
“Com Kamala Harris na Casa Branca, a comunidade empresarial pode estar confiante de que terá uma presidente que deseja que as indústrias americanas prosperem”, diz a carta. “A vice-presidente Harris tem um forte histórico de promover ações para estimular o investimento empresarial nos Estados Unidos e garantir que as empresas americanas possam competir e vencer no mercado global.”
O endosso de Larsen vem depois que o atual CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, repetidamente falou suas opiniões sobre a campanha de Harris em 2024.
“Os democratas não estão ganhando nenhum voto por serem anti-cripto (e, portanto, anti-inovação), enquanto os republicanos estão ganhando votos por abraçar e encorajar a inovação aqui nos EUA”, disse Garlinghouse em uma postagem no X em julho. “É hora de alcançar tantas outras economias e governos líderes com regras claras de conduta.”
Ele também pediu a Harris “para não ouvir (e se distanciar o mais rápido possível) pessoas como essa que falam bobagens”, em resposta a um vídeo do deputado Brad Sherman, comparando Bitcoin a memecoins.
Em uma postagem posterior, Garlinghouse pediu à indústria de criptomoedas que não tirasse conclusões precipitadas sobre candidatos com base apenas em sua filiação política, em vez de suas propostas políticas, dizendo que isso estava “atrapalhando a indústria”.
Ele acrescentou: “Harris não é estranha ao Vale do Silício e tem uma oportunidade incrível de fornecer uma redefinição em questões críticas para a competitividade dos EUA (como regulamentação de criptomoedas)”.
A Ripple Labs, como empresa, tem uma longa história de disputas com reguladores. A empresa entrou em conflito com a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) em uma batalha jurídica de vários anos sobre se seus tokens XRP deveriam ser classificados como títulos. Isso acabou levando a uma multa de US$ 125 milhões em agosto.
Mais recentemente, Garlinghouse foi atingido por outra batalha jurídica. Um juiz do tribunal federal da Califórnia recentemente deu sinal verde para um caso que alega que Garlinghouse fez “declarações enganosas” em uma entrevista de 2017, onde disse que estava “muito, muito comprado” no XRP.
A voto das criptomoedas está dividido antes da eleição de 2024. Embora os dois principais partidos políticos tenham obtido endossos de alto nível de figuras significativas na indústria de criptomoedas, o ex-presidente Donald Trump tem sido o mais público em se envolver com eles.
No final de junho, os cofundadores da Gemini, Cameron e Tyler Winklevoss, prometeram US$ 1 milhão em Bitcoin cada para apoiar a reeleição de Trump. Outros apoiadores de Trump 2024 no mundo cripto incluem os capitalistas de risco Marc Andreessen e Ben Horowitz, além da gestora de fundos e entusiasta do Bitcoin Cathie Wood, CEO da Ark Invest.
*Traduzido com autorização do Decrypt.
- Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.