Imagem da matéria: O Bitcoin geralmente sofre em setembro, mas o "outubro de alta" está chegando
Imagem criada por Decrypt com uso de IA

Setembro tem sido historicamente um mês difícil para as ações dos EUA. E quando se trata do mercado de Bitcoin, o chamado “Efeito Setembro” pode ser tão prevalente quanto, e o desempenho do preço do BTC nesta primeira semana dá credibilidade à teoria.

O fenômeno de Wall Street tem sido bem documentado por quase um século. Desde 1929, o S&P 500 caiu em setembro 55% das vezes, de acordo com a Open Markets, “de longe o pior em qualquer mês, e o único mês individual que caiu pelo menos 50% do tempo nos últimos 94 anos”.

Publicidade

A análise cita os cronogramas de férias dos traders e os calendários fiscais das empresas financeiras como fatores potenciais.

O histórico do Bitcoin é comparativamente curto. No entanto, o mercado experimentou uma fraqueza perceptível durante o primeiro mês do outono (no hemisfério norte). Desde 2013, o preço do Bitcoin caiu oito vezes em setembro, de acordo com dados da CoinGlass.

O preço do ativo começou este mês com uma queda de mais de 8%, superando uma queda média de 5% na última década. Setembro é um dos dois únicos meses com perdas médias desde 2013, com junho sendo o único outro mês negativo com movimento médio de preço de -0,35% durante esse período. Setembro é de longe o pior mês do Bitcoin na última década, em média.

Embora o Bitcoin tenha ficado no verde em setembro apenas três vezes desde 2013, Jake Ostrovskis, um trader OTC no formador de mercado Wintermute, disse ao Decrypt que a tendência negativa está longe de ser verdade.

“Embora o mercado goste de se concentrar no ‘Efeito Setembro’ devido ao seu desempenho histórico, o pequeno tamanho da amostra torna difícil usá-lo como um indicador líder”, disse ele, apontando que o Bitcoin retornou quase 4% em setembro passado.

Publicidade

Ostrovskis apontou vários outros fatores que impulsionam a ação do preço do Bitcoin no curto prazo que, sem dúvida, têm mais importância. Ele disse que as tendências de liquidez, as condições macroeconômicas e o sentimento geral do mercado de criptomoedas são indicadores melhores para observar do que qualquer data do calendário.

Ao analisar os retornos médios, é importante considerar valores atípicos, disse o diretor administrativo de pesquisa da Grayscale, Zach Pandl, ao Decrypt.

Por exemplo, o retorno médio do Bitcoin de 46% em novembro é fortemente influenciado pelos ganhos em 2013, quando o preço do ativo subiu 450%. Por outro lado, ele disse que alguns anos difíceis para o S&P 500 na década de 1930 contribuíram para o “Efeito Setembro” nas ações.

“O preço do Bitcoin subiu ligeiramente em setembro passado, e outubro historicamente teve os maiores retornos médios”, disse Pandl. “Portanto, esperaríamos que apenas os traders mais impacientes se posicionassem para qualquer Efeito de Setembro, e que a maioria dos investidores se concentrasse nos fundamentos de melhoria do Bitcoin, como os próximos cortes de taxas do Fed e a crescente adoção institucional.”

Publicidade

A maioria dos economistas vê o “Efeito de Setembro” como uma anomalia inexplicável com pouca relevância, de acordo com a Investopedia. Isso ocorre em parte porque ele desafia a hipótese do mercado eficiente, que sustenta que o preço de mercado secundário de um ativo sempre refletirá todas as informações disponíveis.

Ainda assim, a fraqueza do Bitcoin em setembro tem sido frequentemente seguida por ganhos. Desde 2013, a queda média de 5% do Bitcoin em setembro foi seguida por um ganho de 22% em outubro e um salto de 46% em novembro. Durante a corrida de alta do mercado de criptomoedas de 2021, a tendência foi chamada de “Uptober”.

*Traduzido com autorização do Decrypt.

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.
VOCÊ PODE GOSTAR
viatura da Corpatri - PCDF

Polícia desmascara roubo forjado de mineradoras de Bitcoin e bloqueia R$ 1,5 milhão de investigados

Operação Máquina Fantasma investiga três pessoas por falsa comunicação de crime
hamster simulando jogar hamster kombat to telegram

Hamster Kombat vai dar bônus para jogadores que segurarem tokens do airdrop

A próxima temporada do Hamster Kombat está chegando, e os jogadores que mantiverem seus tokens HMSTR no jogo receberão alguns benefícios
Dev do Bitcoin core, Peter Todd é fotografado

Filme da HBO aponta Peter Todd com criador do Bitcoin, que nega: “Não sou Satoshi”

Embora “Money Electric” ofereça uma visão intrigante sobre os primeiros dias do Bitcoin, a busca por Nakamoto continua sendo um mistério
Imagem da matéria: Trump abre cadastros para seu projeto de criptomoedas — mas não para todos

Trump abre cadastros para seu projeto de criptomoedas — mas não para todos

O World Liberty Financial abriu inscrições para investidores credenciados dos EUA que tenham pelo menos US$ 1 milhão