Imagem da matéria: Cidade japonesa adota tecnologia blockchain para votações
Vista da cidade de Tsukuba (Foto: On-chan/Wikimedia)

O governo da cidade de Tsukuba, no Japão, anunciou que usará um sistema com base na tecnologia blockchain para a população votar em projetos de desenvolvimento social. O objetivo é aumentar a autenticidade dos votos e a segurança das votações. A cidade é conhecida por seus projetos de avanço tecnológico e pesquisa científica.

Chamado de My Number, o sistema é o primeiro que usa blockchain para votações no Japão. Cada cidadão recebe uma chave digital de doze dígitos, que serve como uma identificação digital ligada à rede descentralizada do blockchain. O código evita que o voto seja falsificado, duplicado ou usado por terceiros, segundo reporta o Japan Times.

Publicidade

Agora, as votações com participação popular sobre projetos de desenvolvimento da cidade podem ser feitas por meio dos computadores pessoais dos cidadãos. Tatsuo Igarashi, prefeito de Tsukuba, relatou ter testado o sistema uma vez. Ele disse à reportagem do jornal japonês que ficou surpreendido com a facilidade da tecnologia:

Eu pensei que envolveria processos muito mais complicados, mas descobri que é simples e fácil.

Contudo, há relatos de que muitas pessoas estejam tendo dificuldades na hora de votar por não se lembrarem das senhas registradas no cadastramento. Alguns cidadãos também não têm certeza de que seus votos foram computados.

A adição de senhas no procedimento de segurança é necessária para garantir que a pessoa usando o código do My Number seja realmente o eleitor cadastrado.

Kazunori Kawamura, professor da Universidade de Tohuku, é familiarizado com questões relacionadas a voto eletrônico. Ele disse para a matéria:

Publicidade

Devido ao medo de erros, organizações administrativas e equipes eleitorais tendem a achar difícil a introdução desses sistemas. […] É preciso antes aumentar sua reputação sendo usados para votações no exterior.

Nos Estados Unidos, o estado da Virgínia Ocidental planeja testar pela primeira vez a tecnologia blockchain para eleições federais. Inicialmente, a novidade será restrita a militares em operações de zonas marítimas. Com uso do celular, ele poderão escolher pré-candidatos a diversos cargos federais, como juízes e senadores.


Compre Bitcoin no Celular

A BitcoinTrade é a melhor plataforma para operar criptomoedas do Brasil.
Compre Bitcoin, Ethereum e Litecoin com segurança e liquidez, diretamente pelo app.
Baixe agora e aproveite, acesse: www.bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Ilustração de correntes ilustradas com pequenos zeros e uns

Agência do governo dos EUA questionou bancos que usam blockchains públicas como Ethereum

O regulador bancário FDIC desencorajou um banco membro de usar uma blockchain pública, de acordo com documentos obtidos pela Coinbase