O Litecoin aumentou seu volume recentemente devido aos tempos de confirmação mais rápidos e custos mais baixos enquanto o Bitcoin sofria com altas taxas e demora para confirmar as transações, apesar de recentemente as coisas já terem melhorado.
Resolvendo com um Soft Fork
Charlie Lee, o fundador do Litecoin, sugere que os mineradores demonstrem no bloco qual a menor taxa que aceitariam para que a transação fosse aceita. Este ajuste asseguraria que os mineradores não incluíssem quaisquer transações menores que esta taxa mínima de transação.
https://twitter.com/SatoshiLite/status/949768904095625216
Ele disse no twitter:
Os mineradores podem manipular as taxas para cima, na verdade, não minerando as taxas mais baixas. Isso é algo que eles podem fazer hoje. Esta proposta não piora este “ataque”. Um ambiente de mineração descentralizado e competitivo tornará isso menos problemático.
Conhecer esta informação é essencial, porque se os remetentes incluírem uma taxa de transação muito baixa, suas transações podem ser atrasadas por horas, dias ou mesmo semanas, dependendo do congestionamento da rede.
Embora existam soluções para resolver transações que ficam esperando, como reenviar a transação com uma taxa maior, o que Lee sugere, é para tornar essas duas soluções apenas um último recurso.
Carteiras poderiam assim ver a taxa dos últimos 100 blocos e usá-la como uma taxa mediana, garantindo que as transações fossem confirmadas pelo menos dentro dos próximos blocos. Essa média também seria compatível com clientes SPV, como a Electrum, pois o preço estaria incluído no cabeçalho do bloco.
A atualização seria uma solução rápida e só exigiria um soft fork para que isso fosse implementado.
Isso também criaria um mercado mais livre, permitindo tanto a oferta de mineradores como a demanda dos usuários para coexistir. Atualmente, as tarifas são impulsionadas pela necessidade com base no número de transações na mempool, com usuários pagando taxas maiores e mais altas para garantir que suas transações sejam escolhidas no próximo bloco ou o mais rápido possível.
Leia Também: Bitcoin é um Porto Seguro Melhor que o Ouro: Goldman Sachs
BitcoinTrade
A primeira plataforma Brasileira que você pode comprar com segurança utilizando o seu Cartão de Crédito como forma de pagamento. Eles aceitam Visa e Mastercard. A BitcoinTrade ainda conta com certificação de segurança PCI Compliance, a única no Brasil. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br