Imagem da matéria: CEO da FTX lista os três blockchains mais promissores além de Bitcoin e Ethereum
Sam Bankman-Fried, fundador da FTX (Foto: Divulgação)

Sam Bankman-Fried (ou SBF) parece ter surgido do nada para se tornar uma das figuras mais ricas e influentes no setor de criptoativos antes dos 30 anos de idade.

O logo de sua empresa FTX está espalhado pelos esportes profissionais e sua opinião sobre tudo, desde marketing a regulações, é importante para toda a indústria.

Publicidade

É por isso que investidores em criptomoedas podem querer anotar seus palpites sobre os três blockchains mais promissores para 2022, exceto pelo Bitcoin e Ethereum.

SBF foi perguntado, durante uma longa entrevista no episódio inaugural do novo podcast do Decrypt chamado “gm” (uma abreviação para “bom dia”, comum no CriptoTwitter).

Sua primeira resposta não é surpreendente. Qualquer um que siga SBF no Twitter sabe que ele gosta muito de Solana, o novo blockchain que visa replicar a versabilidade da Ethereum, mas com maior velocidade e baixo preço.

O projeto incorpora um novo mecanismo “proof of history” e SOL foi a moeda do ano de 2021 do Decrypt após ter disparado mais de 11.000% e ter abalado a cidade portuguesa de Lisboa em novembro.

Publicidade

“Fez coisas que muito poucos blockchains sequer pensaram em tentar fazer, que é escalar”, disse SBF. “São um dos poucos blockchains que possuem um caminho plausível a seguir aqui para escalar ao nível que você precisaria chegar se você quiser uma usabilidade a nível industrial.”

Avalanche, sua segunda escolha, foi menos óbvia, pois é uma adversária da Solana como outra possível “Ethereum killer” (nome dado a blockchains que podem destronar a Ethereum).

Fundada pelo acadêmico e especialista em blockchain Emin Gün Sirer, Avalanche e seu token nativo AVAX se popularizou no fim de 2021 conforme fãs elogiavam sua solidez técnica e as pessoas que criaram o blockchain.

“A equipe sabe o que está fazendo e está trabalhando bastante”, disse SBF.

Ele esclareceu sua aposta ao destacar que o nível de escalabilidade da Avalanche não é o que ele espera, mas reiterou: “Não quero dizer que eu sei mais e que eles não sabem mais. No fim, podem estar certos sobre o que priorizar. É um blockchain verdadeiro, legal e acho que existe um mundo em que ele se tornará absolutamente enorme.”

Publicidade

Sua escolha final de blockchain mais promissor foi um disparate. Não é um projeto individuai, e sim uma categoria: os chamados “wrappers” que facilitam versões sintéticas de tokens populares, como ether e bitcoin, em transferências mais baratas e fáceis entre blockchains.

“Wrappers, no geral, vão provavelmente continuar crescendo ao longo do tempo”, disse ele.

“Como existe uma divergência entre os blockchains que têm a habilidade de lidar com a atividade que lhes é exigida em comparação aos blockchains que possuem valores, você não tem outra escolha a não ser se aprofundar cada vez mais em ativos wrapped.”

Sam Bankman-Fried com os apresentadores do gm Dan Roberts e Jeff Roberts. O Decrypt irá oferecer arte personalizada de cada episódio como um NFT (Imagem: Grant Kempster)

SBF também destacou que o avô de todos os blockchains, o Bitcoin, não vai a lugar algum: “Espero que o Bitcoin continue no centro do ecossistema cripto. Mas o blockchain Bitcoin pode não ser o blockchain onde bitcoins geralmente avançam”.

Veremos se as previsões de SBF se concretizam tanto em termos de desempenho de preço como em adesão por investidores.

Enquanto isso, ouça ao episódio completo do podcast para saber mais, incluindo as opiniões de SBF sobre o Congresso, regulamentação e, até mesmo, Tom Brady (o garoto-propaganda de sua corretora).

Publicidade

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Hackers invadem prefeitura, roubam R$ 6 milhões da Caixa e convertem fundos em criptomoedas

Hackers invadem prefeitura, roubam R$ 6 milhões da Caixa e convertem fundos em criptomoedas

PF faz operação nesta manhã contra grupo que sacou dinheiro da Caixa após invadir o sistema GovConta da prefeitura de Telêmaco Borba (PR)
simbolo do dólar emergindo de placa de computador

Mercado Bitcoin lista duas novas stablecoins da startup Aryze

Ambas as moedas, devido à paridade com o dólar americano e à libra esterlina, representam estabilidade e diversificação na carteira dos investidores
Senado, Congresso, Câmara dos Deputados, Brasília, Parlamento

Segregação patrimonial no mercado cripto será tema de audiência pública na Câmara

Na justificativa para a audiência, o deputado Aureo Ribeiro disse que práticas adotadas por algumas exchanges despertam “graves preocupações”
Imagem da matéria: Briga entre Elon Musk e Alexandre de Moraes pode tirar o X do ar no Brasil?

Briga entre Elon Musk e Alexandre de Moraes pode tirar o X do ar no Brasil?

Troca de farpas entre Elon Musk e ministro do STF levanta possibilidade de suspensão do X/Twitter no país