CEO da corretora de criptomoedas Coinbase, Brian Armstrong, participa de palestra
(Reprodução)

Enquanto vozes proeminentes na indústria de tecnologia pedem uma pausa temporária nas atualizações do popular programa ChatGPT, o CEO da maior corretora de criptomoedas dos EUA, a Coinbase, deixou claro que se opõe à mudança.

“Conte comigo entre as pessoas que acham que isso é uma péssima ideia”, escreveu Brian Armstrong em um tweet na madrugada de sexta-feira (31). “Não há ‘especialistas’ para julgar esta questão, e muitos atores díspares nunca concordarão. Comitês e burocracia não resolvem nada.”

Publicidade

Os comentários de Armstrong vieram pouco após a publicação de uma carta aberta pedindo uma moratória de seis meses no desenvolvimento de tipos de Inteligência Artificial (AI) ainda mais poderosos que o GPT-4, a última versão do chatbot criado pela OpenAI.

A carta, assinada pelo dono do Twitter, Elon Musk, o cofundador da Apple, Steve Wozniak, e pelo empresário e político americano Andrew Yang, entre mais de 2 mil outros signatários, afirma que “sistemas de AI com inteligência competitiva humana podem representar riscos profundos para a sociedade e a humanidade. ”

Ela também argumenta que o foco da pesquisa e desenvolvimento de AI deve ser tornar os sistemas existentes “mais precisos, seguros, interpretáveis, transparentes, robustos, alinhados, confiáveis e leais”.

O chefe da Coinbase, no entanto, discorda, dizendo que “como acontece com muitas tecnologias, existem perigos, mas devemos seguir em frente com o progresso porque o bem supera o mal”.

Publicidade

“Nunca deixe o medo interromper o progresso e desconfie de qualquer um que tente obter o controle de alguma autoridade central”, disse Armstrong, cuja empresa recentemente recorreu à AI na tentativa – falha – de entender com que precisão o ChatGPT poderia realizar uma revisão de segurança de tokens – uma requisito para todos os ativos listados na exchange.

ChatGPT: preocupações são justificadas?

Os modelos de AI do tipo generativa, como o ChatGPT, são projetados para gerar linguagem semelhante à humana e são usados em uma ampla variedade de aplicativos de processamento de linguagem, incluindo chatbots, tradução de idiomas e criação de conteúdo.

O GPT-4 foi lançado há cerca de duas semanas, apresentando recursos aprimorados em áreas como raciocínio avançado e instruções complexas, com o OpenAI também afirmando que a ferramenta possui “mais criatividade”.

Embora os sistemas de IA tenham recebido maior atenção nos últimos meses, sua popularidade crescente também gerou preocupações, incluindo questões éticas sobre o papel das máquinas na comunicação humana e na tomada de decisões, bem como o impacto potencial no emprego e na desigualdade social.

Publicidade

Também há preocupações de que os desenvolvedores de software possam usar o ChatGPT para fazer reivindicações de desempenho enganosas, com o Center for AI and Digital Policy, dos EUA, apresentando uma queixa formal à Comissão Federal de Comércio dos EUA na quinta-feira, na qual acusou a OpenAI de violar a seção cinco da Lei FTC. que visa práticas enganosas e injustas.

*Traduzido com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Sam Bankman-Fried se diz "assombrado" pelos erros da FTX

Sam Bankman-Fried se diz “assombrado” pelos erros da FTX

Em uma troca de e-mails com a ABC News, o ex-magnata das criptomoedas disse que está tentando consertar seus erros na prisão
Paolo Ong, da SEC Filipinas

Termina prazo para saída da Binance das Filipinas e reguladores avisam: “Não há como sacar fundos após bloqueio”

“Não podemos endossar nenhum método de como retirar seu dinheiro agora que a ordem de bloqueio foi emitida”, disse o regulador filipino
Mão sugere bater mertelo da justiça- em um fundo escuro o logo Google

Google processa criadores de apps de criptomoedas que enganaram mais de 100 mil usuários

Segundo o Google, os réus contaram várias mentiras para conseguir disponibilizar os aplicativos enganosos no Google Play
javier milei presidente da argentina

Milei é criticado por propor regulação cripto: “Sofrerá as consequências de não entender o Bitcoin”

“Javier Milei cometeu grande erro. Ele nunca reservou um tempo para entender o Bitcoin e irá sofrer as consequências”, disse Max Keiser