Imagem da matéria: Celo lança stablecoin em real e anuncia listagem em três corretoras no Brasil
Foto: Shutterstock

A Celo anuncia nesta quinta-feira (27) o lançamento de uma stablecoin que referencia o real, a Celo Real (cREAL). Segundo nota, a stablecoin pode ser usada em aplicativos e serviços de finanças centralizadas (CeFi) e descentralizadas (DeFi) na blockchain da Celo.

Os usuários podem adquirir o cREAL em exchanges de criptomoedas como Ripio, e através de carteira como Bitfy. Por meio do cartão pré-pago da NovaDax, por exemplo, titulares vão poder pagar por produtos  e serviços usando a stablecoin da Celo, diz o comunicado. A stablecoin já está listada nas corretoras FlowBTC, NovaDAX e Ripio.

Publicidade

De acordo com Camila Rioja, líder da Fundação Celo para a América Latina, a adoção de crypto em países emergentes — e em particular no Brasil — não sinaliza somente uma animação crescente com relação ao assunto, mas representa o avanço de casos de uso na economia real.

“Essa tração, combinada com o cenário regulatório, econômico e da comunidade no Brasil posicionam o país de forma única, e terreno fértil para que projetos como a Celo possam prosperar”, comentou Rioja.

Segundo a Celo, a cREAL é uma stablecoin algorítmica que usa um mecanismo de estabilidade baseado em um smart contract de código aberto e tende a manter sua estabilidade com mais eficiência e transparência, assim como o Celo Dollar (cUSD) e o Celo Euro (cEUR), como explica Markus Franke, sócio da cLabs.

“A falta de transparência, altos custos e longos tempos de transação associados a stablecoins rastreadas em moeda fiduciária, historicamente, prejudicaram a experiência do usuário. Por outro lado, a cREAL pode ser trocada com segurança por outras moedas fiduciárias e ativos digitais em segundos — apenas com um número de telefone celular – criando um caminho para as pessoas usarem novos produtos financeiros em suas comunidades locais”, concluiu Franke.

Publicidade

A nota termina explicando o porquê da criação da cREAL pela Celo. Segundo a empresa, seu lançamento coincide com um forte aumento na adoção de criptomoedas no Brasil.

“No ano passado, os volumes negociados no Brasil aumentaram 2,247% ano a ano. Além disso, cerca de 30% da população brasileira agora possui criptomoedas, tornando o Brasil um dos mercados de criptomoedas que mais crescem na América do Sul”, concluiu.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Trader que roubou US$ 110 mi da plataforma DeFi Mango Markets é considerado culpado

Trader que roubou US$ 110 mi da plataforma DeFi Mango Markets é considerado culpado

Avraham Eisenberg foi considerado culpado de manipular a plataforma Solana DeFi Mango Markets em 2022 e fugir dos EUA com os fundos
Martelo de juiz

Suposto golpista de criptomoedas que se inspirou no “Lobo de Wall Street” tem prisão revogada

Eduardo Rodrigues havia sido extraditado de Portugal para o Brasil após ser preso com outros suspeitos de um golpe milionário
Hans Zimmer durante premiere de Duna

Justin Sun paga compositor de Duna para criar hino do Tron

O controverso Justin Sun agora tem seu próprio hino de Hollywood
Udi Wertheimer vestido de mago no Bitcoin 2023. Imagem: Taproot Wizards

Proposta de Bitcoin para restaurar código de Satoshi recebe atualização ‘420’

OP_CAT, que poderia habilitar funcionalidades avançadas no Bitcoin, foi introduzido como BIP-420 pelo cofundador da Taproot Wizards, Udi Wertheimer