Imagem da matéria: Celo lança stablecoin em real e anuncia listagem em três corretoras no Brasil
Foto: Shutterstock

A Celo anuncia nesta quinta-feira (27) o lançamento de uma stablecoin que referencia o real, a Celo Real (cREAL). Segundo nota, a stablecoin pode ser usada em aplicativos e serviços de finanças centralizadas (CeFi) e descentralizadas (DeFi) na blockchain da Celo.

Os usuários podem adquirir o cREAL em exchanges de criptomoedas como Ripio, e através de carteira como Bitfy. Por meio do cartão pré-pago da NovaDax, por exemplo, titulares vão poder pagar por produtos  e serviços usando a stablecoin da Celo, diz o comunicado. A stablecoin já está listada nas corretoras FlowBTC, NovaDAX e Ripio.

Publicidade

De acordo com Camila Rioja, líder da Fundação Celo para a América Latina, a adoção de crypto em países emergentes — e em particular no Brasil — não sinaliza somente uma animação crescente com relação ao assunto, mas representa o avanço de casos de uso na economia real.

“Essa tração, combinada com o cenário regulatório, econômico e da comunidade no Brasil posicionam o país de forma única, e terreno fértil para que projetos como a Celo possam prosperar”, comentou Rioja.

Segundo a Celo, a cREAL é uma stablecoin algorítmica que usa um mecanismo de estabilidade baseado em um smart contract de código aberto e tende a manter sua estabilidade com mais eficiência e transparência, assim como o Celo Dollar (cUSD) e o Celo Euro (cEUR), como explica Markus Franke, sócio da cLabs.

“A falta de transparência, altos custos e longos tempos de transação associados a stablecoins rastreadas em moeda fiduciária, historicamente, prejudicaram a experiência do usuário. Por outro lado, a cREAL pode ser trocada com segurança por outras moedas fiduciárias e ativos digitais em segundos — apenas com um número de telefone celular – criando um caminho para as pessoas usarem novos produtos financeiros em suas comunidades locais”, concluiu Franke.

Publicidade

A nota termina explicando o porquê da criação da cREAL pela Celo. Segundo a empresa, seu lançamento coincide com um forte aumento na adoção de criptomoedas no Brasil.

“No ano passado, os volumes negociados no Brasil aumentaram 2,247% ano a ano. Além disso, cerca de 30% da população brasileira agora possui criptomoedas, tornando o Brasil um dos mercados de criptomoedas que mais crescem na América do Sul”, concluiu.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Pode a diferença de preço do Bitcoin entre Coinbase e Binance prever movimentos de mercado? | Opinião

Pode a diferença de preço do Bitcoin entre Coinbase e Binance prever movimentos de mercado? | Opinião

Marina Perelló explica de que modo o Coinbase Premium Index pode ser um indicativo para a previsão dos movimentos futuros do Bitcoin
Imagem da matéria: MicroStrategy anuncia desdobramento de ações após acumular US$ 13 bilhões em Bitcoin

MicroStrategy anuncia desdobramento de ações após acumular US$ 13 bilhões em Bitcoin

A empresa de software MicroStrategy, do defensor do Bitcoin Michael Saylor, dividirá suas ações depois que o preço mais do que triplicou no ano passado
Pessoa olha para scanner da Worldcoin

Worldcoin (WLD) sobe 40% após estender bloqueio de tokens por mais 2 anos

Parte dos tokens foi bloqueada para permitir que o protocolo amadurecesse, explicou a empresa
Criador do Twitter e da Square, Jack Dorsey em palestra no TED

Bitcoin pode um dia substituir o dólar americano, diz criador do Twitter

Em um sofisticado retiro na Toscana, Jack Dorsey compartilhou sua visão sobre a ascensão do Bitcoin à supremacia global