Buscar no site

“Cartórios são arcaicos”, diz deputado do Novo ao defender uso de blockchain

“Cartórios são arcaicos”, diz deputado do Novo ao defender uso de blockchain
Após garantir na Justiça o direito de deixar o PSB, deputado estadual Bruno Souza se filiou ao Novo. (Foto: Guto Kuerten/Divulgação)

O deputado estadual de Santa Catarina Bruno Souza (NOVO) foi às redes sociais defender a tecnologia blockchain nos cartórios. Para ele, os cartórios são uma estrutura arcaica com custos e burocracias desnecessárias.

“A blockchain pode revolucionar todo o sistema de atos cartorários”, escreveu Souza em sua página no Facebook no dia 02 de julho.

De acordo com o deputado, é difícil implementar algo tão avançado. No entanto, ele argumenta que o Brasil tem tanto a necessidade quanto a capacidade para tal inovação.

Para contextualizar, Souza, que no Twitter se apresenta como o “Deputado Estadual mais econômico de Santa Catarina”, argumentou que os custos com cartórios são tão altos que a Caixa até os inclui nos financiamentos de imóveis.

Segundo ele, a taxa de cartório mais o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) somam até 5% do valor do imóvel. Ele cita também o tempo de espera para o tipo de registro; “leva 45 dias”, disse.

“Mais de 2,4 bilhões das famílias serão gastos com isso no 2º semestre de 2020”, apontou, acrescentando:

“Pra que esses custos todos se coma blockchain teríamos registro instantâneo a 0,6% do preço?

“Quanto mais rápido conseguirmos nos livrar de seus custos e burocracias desnecessárias, mais tempo sobra para gastar com o que realmente importa”, concluiu.

De acordo com informações da Assembleia catarinense, Souza faz parte de várias comissões, dentre elas, da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia e da Comissão de Finanças e Tributação.

Reprodução/Twitter

Blockchain nos cartórios

O segmento de cartórios no Brasil é um dos setores que estão na mira das startups de blockchain, justamente porque a tecnologia oferece a imutabilidade tanto em registros como em contratos. Outro ponto, como citou o deputado, seria pela desburocratização do setor.

Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no ano passado os cartórios brasileiros arrecadaram R$ 15,9 bilhões


Compre Bitcoin na Coinext 

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br