Arte digital mostra mãos operando um celular que projeta moedas
Shutterstock

A expectativa para dezembro é a continuação da recuperação agressiva das criptomoedas observada em outubro e novembro. Essa é a projeção dos especialistas do MB Research e que pode ser encontrada na Carteira Recomendada Cripto, iniciativa do Mercado Bitcoin (MB) e que pretende proporcionar aos investidores do varejo uma jornada mais segura e eficiente em suas alocações, contando com a expertise da tokenizadora.

Novembro foi um mês animado no setor de criptoativos, registrando ganhos significativos impulsionados por melhorias macroeconômicas, dados on-chain positivos, expectativa de ETFs para o Bitcoin e a recuperação reputacional, devido às condenações de Sam Bankman-Fried e Changpeng “CZ” Zhao. Diante disso, o Bitcoin (BTC) subiu 8,8% em dólar e o Ethereum (ETH), 13%. Destaque também para Solana (SOL), que valorizou incríveis 54,9% no período.

Publicidade

As expectativas para dezembro apontam para uma continuação da recuperação. “Este mês promete dar continuidade à recuperação agressiva observada em outubro e novembro. A iminência do lançamento do ETF em janeiro e o halving previsto para abril de 2024 atrairão investidores, potencializando uma possível subida dos preços”, analisa André Franco, head do Research MB.

A Carteira Recomendada, lançada mensalmente pelo MB, a maior plataforma de ativos digitais da América Latina, é fundamentada em regras que buscam medir o desempenho de diversas criptomoedas, oferecendo sugestões de alocações focadas em altos retornos e mitigação de riscos. Além dos rebalanceamentos mensais, podem ocorrer mudanças em momentos estratégicos.

“Partindo desse raciocínio, as alocações em BTC, ETH e USDC objetivam minimizar volatilidade, enquanto apresentam potencial de retorno expressivo. Nas carteiras de maior risco, a inclusão de smartcoins e gamecoins reflete nossa tese de que esses segmentos têm potencial de crescimento no médio prazo, considerando suas capitalizações de mercado inferiores e a possibilidade de uma valorização percentual mais expressiva”, explica Franco.

Carteira Conservadora

Para investidores conservadores, a ênfase na segurança é crucial para manter investimentos a longo prazo. A retirada de caixa reflete a visão otimista quanto ao possível início de um bull market. A redução na exposição ao BTC e aumento no ETH foram realizadas porque o primeiro ativo subiu consideravelmente mais que o segundo nas últimas semanas.

Publicidade

BTC: 75%
ETH: 25%
USDC: 0%

Carteira Moderada

Aos perfis moderados, o foco é encontrar o ponto ideal entre risco-retorno e segurança. Para dezembro, zera-se o caixa, a alocação em ETH é reforçada, em BTC é reduzida, enquanto uma pequena exposição em gamecoins (ILV) é introduzida, aproveitando o potencial desse segmento diante das expectativas de alta.

BTC: 70%
ETH: 29%
ILV: 1%
USDC: 0%

Carteira Arrojada

Ao aceitar um risco maior, a carteira arrojada aumenta a conversão de BTC em ETH e inclui 5% em gamecoins por meio da Illuvium (ILV), um dos blockchain games mais esperados do ramo. Mantém-se a alocação de 1% em STX devido ao forte movimento de subida do BTC e ao desempenho positivo do ativo nas últimas semanas.

BTC: 60%
ETH: 34%
Gamecoins: 5%, sendo posição total em ILV
Smartcoins: sendo 1% em STX, zerando as posições anteriores de MATIC e MINA
DeFi: zerar a posição em LDO

A carteira, com as análises de acordo com cada perfil, não envolve custos e o acesso está disponível por meio do blog do MB, clicando aqui.

Publicidade

Para fazer o download da carteira recomendada para o perfil conservador, clique aqui.

Quem tiver perfil moderado, pode conseguir as sugestões clicando aqui.

Para baixar a carteira voltada ao perfil arrojado, basta acessar este link.

Como descobrir o perfil de investidor

A Carteira Recomendada Cripto do MB também tem o objetivo de incentivar as pessoas a descobrirem o seu perfil de investidor: conservador, moderado ou arrojado. Para isso, a tokenizadora conta com a BIO Financeira, uma ferramenta gratuita, disponível aos clientes da plataforma, desenvolvida por meio de uma metodologia exclusiva para auxiliar na tomada de uma decisão mais certeira nos investimentos.

You May Also Like
Tela de celular do Telegram

Jogo do Telegram, Notcoin tem 25 Milhões de jogadores e um token que em breve será real

“É basicamente um experimento sobre como distribuir moedas de maneira justa para uma enorme quantidade de pessoas”, afirma criador
Imagem da matéria: El Salvador lucra 40% com investimento em Bitcoin, mas presidente diz que não irá vender

El Salvador lucra 40% com investimento em Bitcoin, mas presidente diz que não irá vender

A estimativa é que El Salvador possua hoje 2.848 bitcoins, cerca de US$ 173 milhões nos preços atuais
Imagem da matéria: Analistas dizem qual é a métrica mais importante do Bitcoin para acompanhar agora

Analistas dizem qual é a métrica mais importante do Bitcoin para acompanhar agora

O investidor médio de Bitcoin já dobrou seu dinheiro, diz a Glassnode – e ainda não estamos nem perto do topo
Imagem da matéria: Criador da Braiscompany é preso na Argentina; veja fotos

Criador da Braiscompany é preso na Argentina; veja fotos

Antônio Neto Ais foi preso na noite passada quando chegava ao condomínio em que morava em Escobar, na Argentina; Sua esposa também foi capturada