Imagem da matéria: Cardano sofre com onda de críticas após erro em testes do hard fork
Foto: Shutterstock

A Cardano (ADA) se tornou alvo de críticas por parte da comunidade no final de semana após serem encontrados problemas nos testes do aguardado hard fork Alonzo, previsto para ser ativado na rede principal no próximo domingo (12).

Quando a atualização que introduz os contratos inteligentes na Cardano foi implementada na rede pública de testes na última quarta (1º), desenvolvedores descobriram um erro de simultaneidade no Minswap, o primeiro aplicativo descentralizado (dapp) lançado na testnet.

Publicidade

“O primeiro dapp foi ao ar no Cardano hoje e os fanboys da ADA estão finalmente descobrindo que você não pode fazer uma revisão por pares para resolver problemas fundamentais”, provocou no Twitter Anthony Sassano, o desenvolvedor de Ethereum que compartilhou uma série de discussões no Reddit sobre o erro.

Na imagem, um usuário mostra que encontrou o erro ao tentar trocar tokens, sinalizando que a rede limitava a Minswap a processar apenas uma transação por bloco, o que tornaria as negociações ineficientes.

Em uma série de mais de 20 tweets, a equipe de desenvolvimento por trás da Cardano, Input-Output HK (IOHK), rebateu as críticas e as classificou como FUD e desinformação.

Em primeiro lugar, eles diferenciaram a rede de outras concorrentes no mercado, como Ethereum, dizendo que “Cardano é um blockchain UTxO (Unspent Transaction Output), que utiliza um paradigma de programação diferente para DApps”, mas que isso não significa que não pode processar mais de uma transação por bloco.

Publicidade

“Para ser claro, os dapps NÃO são limitados a 1 transação por bloco. Ao projetar seu serviço ou aplicativo com vários UTxOs, você pode impor mais paralelismo. Isso é inerente e — acreditamos — uma das vantagens do design eUTxO como o implementamos em Plutus”.

A empresa avaliou ainda que está no início do crescimento do seu ecossistema e que desenvolvedores ainda estão aprendendo a criar soluções na rede. A mensagem também parabenizou a tentativa a equipe do Minswap, dizendo que “é para isso que serve uma rede de testes”.

Mesmo assim, os problemas levaram a primeira dapp testada na Cardano a pausar as atividades. “É uma pena que tenhamos que encerrar nossa rede de teste temporariamente. Reunimos dados suficientes de nossos testadores para melhorar os fundamentos de nosso DEX”, escreveu a Minswap no Twitter.

Em defesa da Cardano

No domingo, os desenvolvedores da SundaeSwap Labs, uma outra DEX que está sendo construída na Cardano, saíram em defesa do projeto e afirmaram que, diferente do que foi espalhado, a rede permite centenas de transações por bloco.

Publicidade

“Para as pessoas que afirmam que isso é a morte de Cardano: improvável. Apontar para um experimento rochoso nos primeiros dias de um ecossistema e mantê-lo como o presságio fatal da queda de Cardano é ingenuidade prematura, na melhor das hipóteses, e desonestidade intelectual, na pior”, escreveu a equipe da SundaeSwap.

Charles Hoskinson, o criador da Cardano que também ajudou a fundar o Ethereum, fez um vídeo de uma hora no final de semana para tirar dúvidas sobre o seu projeto e alfinetar os críticos:

“O problema da nossa indústria  é basicamente dizer ‘bem, se você não me apoia ou não consigo ver uma maneira de fazer minha coisa funcionar, o que você construiu é absolutamente inútil, para sempre inútil, e é apenas um brinquedo’. E então eles usam métricas de vaidade, sem nem mesmo entender o que estão dizendo”, disse Hoskinson.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: 1º ETF de Solana com staking do mundo estreia quarta no Canadá

1º ETF de Solana com staking do mundo estreia quarta no Canadá

O Canadá saiu na frente dos Estados Unidos ao lançar ETFs de Solana com staking, à medida que cresce o interesse global pelo setor
Logotipo OKX ao fundo tela trading

OKX retorna aos EUA após pagar multa milionária a reguladores

A expansão da OKX nos EUA será liderada por Roshan Robert, CEO da empresa no país
felippe barreto sims, golpe, criptomoedas

Influencer usou venda falsa de imóvel para lavar criptomoedas roubadas de idosos

Os suspeitos conheceram as vítimas promovendo serviço de assessoria de investimentos e desviaram R$ 3 milhões
close em olho humano

Câmara de SP aprova criação de CPI para investigar Worldcoin

Comissão proposta por Janaína Paschoal mira atuação da Tools for Humanity, ligada ao projeto World (Worldcoin) de escaneamento de íris por criptomoedas