Cardano (ADA) aumenta em 10% tamanho dos blocos para melhorar velocidade da criptomoeda

Medida ajuda o desempenho dos projetos que estão sendo construídos sobre o protocolo
Imagem da matéria: Cardano (ADA) aumenta em 10% tamanho dos blocos para melhorar velocidade da criptomoeda

Foto: Shutterstock

A Input Output, empresa que controla o ecossistema da criptomoeda Cardano (ADA), resolveu aumentar em 10% o tamanho dos blocos da rede para melhorar o desempenho do protocolo – uma medida importante para os projetos que estão sendo construídos sobre ele.

A mudança foi implementada na noite de segunda-feira (25), durante a época 335, e aumentou o tamanho do bloco de 80 Kb para os agora 88 Kb. Isso significa que uma maior quantidade de dados podem ser armazenados em um bloco, o que aumenta a velocidade da rede em processar transações.

Publicidade

“Esse aumento de 10% representa um aprimoramento significativo da rede que ajudará a continuar aumentando a taxa de transferência e o desempenho de dApps [aplicativos descentralizados]. É a mais recente de uma série de otimizações de rede planejadas para continuar melhorando a Cardano ao longo de 2022”, explicou a conta oficial da Input Output no Twitter.

Com a nova atualização, a rede será monitorada de perto por uma época — período de tempo que organiza a blockchain e dura cerca de cinco dias, no caso da Cardano —  para garantir que não ocorra falhas.

A empresa explicou que a atualização foi proposta antes do final de semana, e aceita sem muita resistência em poucos dias. “Com um enorme aumento recente no volume de transações – e um crescimento significativo esperado – continuaremos otimizando constantemente a rede Cardano à medida que crescemos”, justificou.

O crescimento da Cardano

O aumento do tamanho de blocos é um assunto polêmico em muitos projetos cripto e já causou rixas em criptomoedas famosas, como Bitcoin. Mas no caso da Cardano, esse tipo de mudança vem acontecendo com frequência nos últimos meses. 

Publicidade

Em fevereiro, a Input Output já havia feito um aumento de 8 Kb no tamanho do bloco,  subindo a capacidade máxima de 72 Kb para 80 Kb. Assim como agora, a justificativa na época foi agilizar a rede para atrair novos projetos descentralizados.

Quando a Cardano passou pelo hard fork Alonzo em meados de 2021, introduzindo os contratos inteligentes na rede, a comunidade esperava que uma onda de aplicações  ganhassem tração e que a Cardano pudesse finalmente concorrer de frente com redes como Ethereum e Solana.

Esse processo, no entanto, foi muito mais demorado e só recentemente a Cardano passou a experimentar um aumento real de dApps no seu ecossistema.

A Input Output afirmou na segunda-feira passada (18) que havia quase 900 projetos sendo construídos na rede. Naquele mesmo dia, o criador da Cardano, Charles Hoskinson, compartilhou a informação de que 100 mil novas carteiras foram criadas na rede no último mês, sinalizando que isso era “apenas o começo”.