Imagem da matéria: Cardano (ADA) propõe aumentar tamanho do bloco para agilizar rede
Foto: Shutterstock

Os desenvolvedores da Input Output, empresa que controla o ecossistema da Cardano (ADA), propuseram na terça-feira (01) um aumento de 11% no tamanho do bloco da rede.

Em uma série de tuítes, a companhia de Charles Hoskinson defendeu que os blocos da Cardano devem crescer mais 8 Kb, expandindo do tamanho atual de 72 Kb para 80 Kb.

Publicidade

“Esse ajuste faz parte de uma série planejada de otimizações de rede. Cardano continuará a ser constantemente otimizada em uma série de etapas este ano, dimensionando cuidadosamente e metodicamente a rede para crescimento futuro à medida que a demanda aumenta”, explicou.

Além do aumento do tamanho do bloco, a Input Output também propôs uma expansão das unidades de memória de script Plutus por transação na rede principal, subindo dos atuais 12,5M para 14M — um aumento de 1,5M.

A expectativa é que os dois novos recursos aprimorem a experiência dos usuários de aplicativos descentralizados (dApps) construídos na blockchain da Cardano e aumentem a capacidade geral da rede.

Embora a empresa diga ser uma “proposta”, a inclusão dessas alterações na rede principal já tem data marcada e entra em vigor no limite da época 319, prevista para chegar na noite desta sexta-feira (4).

Publicidade

Após a atualização, a equipe do Input Output fará o monitoramento e avaliação do comportamento da rede em uma época (5 dias) antes de continuar com outros ajustes.

Cardano espera aumento de demanda

Os desenvolvedores do Input Output apontam que essa atualização é uma forma de preparar a rede para um possível aumento de demanda que deve chegar ao longo dos próximos meses com o lançamento de aplicativos descentralizados (dApps) na rede. 

No final do ano passado, quando a Cardano passou pelo hard fork Alonzo que introduziu os contratos inteligentes na sua rede, a comunidade esperava que as aplicações na rede ganhassem tração e que a Cardano passasse a concorrer de frente com redes como Ethereum e Solana.

Essa expectativa, no entanto, foi frustrada por desenvolvedores e os dApps só começaram a chegar na rede neste início do ano, com a SundaeSwap, a primeira exchange descentralizada (DEX) da rede, sendo o projeto mais relevante lançado até agora.

Publicidade

Em um vídeo à comunidade publicado no final do ano passado, o criador da Cardano, que também ajudou a fundar o Ethereum, Charles Hoskinson, prometeu que a demanda da rede aumentaria em 2022. 

Naquele final de dezembro, ele afirmou que existiam 127 projetos trabalhando para lançar dApps na Cardano, com pelo menos 30 deles prontos para lançamento nos próximos 90 dias, ou seja, até março.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Ripple revela parcerias com exchanges para nova stablecoin RLUSD enquanto aguarda aprovação regulatória

Ripple revela parcerias com exchanges para nova stablecoin RLUSD enquanto aguarda aprovação regulatória

A Ripple também anunciou a criação de um conselho consultivo responsável por garantir a conformidade da stablecoin
Imagem da matéria: Bitcoin pode se tornar um porto seguro durante conflito entre Irã e Israel?

Bitcoin pode se tornar um porto seguro durante conflito entre Irã e Israel?

Bitcoin recuou para US$ 60 mil após ataques com mísseis do Irã contra Israel; será que a criptomoeda resistirá diante dos temores de uma guerra total?
Imagem da matéria: Liqi entra para 2ª fase do DREX em consórcio com Itaú, Banco do Brasil e Bradesco

Liqi entra para 2ª fase do DREX em consórcio com Itaú, Banco do Brasil e Bradesco

Os testes do consórcio, que agora conta com a participação da Liqi, será focado em operação de crédito colateralizado via CDB
Imagem da matéria: Blockchain nas eleições: O futuro da democracia será digital? | Opinião

Blockchain nas eleições: O futuro da democracia será digital? | Opinião

Blockchain nas eleições oferece transparência e segurança, mas levanta questões sobre aplicabilidade