Nesta quarta-feira (24), a Comissão de Valores Mobiliários de Ontário (ou OSC, na sigla em inglês), emitiu um alerta, listando 13 empresas que “não estão registradas para negociar ou recomendar valores mobiliários em Ontário”, incluindo a MEK Global, com sede nas Ilhas Seychelles, e a PhoenixFin, com sede em Singapura — ambas coletivamente compõem a corretora Kucoin.
Ontario é a principal província do Canadá, onde está localizada Toronto, maior cidade do país, bem como a capital Ottawa.
O novo alerta da OSC contra a Kucoin é o segundo apenas este mês. Pede que investidores denunciem à instituição sobre qualquer abordagem feita pelas empresas listadas, argumentando que empresas não registradas na maior província do Canadá podem apresentar riscos consideráveis a clientes.
Em uma vitória judicial em junho, a OSC conseguiu impedir que a Kucoin operasse na província e a multou em mais de US$ 1,6 milhão por falhar em se registrar como uma fornecedora de valores mobiliários antes do prazo limite de 19 de abril de 2021, apesar de continuar operando como uma corretora.
Na semana passada, o site da Kucoin foi bloqueado por autoridades na Coreia do Sul por operar sem registro no país.
A repressão às criptomoedas em Ontário
Em 2021, a OSC restringiu a negociação em corretoras centralizadas de criptomoedas que ofereciam produtos derivativos, incluindo Poloniex, ByBit e Kucoin.
Leia Também
Assim como a Kucoin, a Binance também falhou em se registrar com autoridades locais até a data-limite em abril.
Em seguida, a corretora informou a seus usuários residentes da província que estes teriam de encerrar todas as suas posições ativas até o fim do ano, porém, em dezembro, a Binance havia rescindido seu comprometimento à OSC.
Em março deste ano, a Binance anunciou que não iria mais abrir novas contas a clientes residentes de Ontário.
*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.
Quer negociar mais de 200 ativos digitais na maior exchange da América Latina? Conheça o Mercado Bitcoin! Com 3,8 milhões de clientes, a plataforma do MB já movimentou mais de R$ 50 bilhões em trade in. Crie sua conta grátis!