Imagem da matéria: Campanha de malware mira carteiras de criptomoedas com software falso de conversão de PDF
Foto: Shutterstock

Uma campanha de malware está usando conversores falsos de PDF para DOCX como vetor para infiltrar comandos maliciosos do PowerShell em máquinas, permitindo que o atacante acesse carteiras de criptomoedas, sequestre credenciais de navegadores e roube informações.

Após um alerta do FBI no mês passado, a equipe de pesquisa de segurança da CloudSEK conduziu uma investigação que revelou detalhes sobre os ataques.

Publicidade

O objetivo é enganar os usuários para que executem um comando do PowerShell que instala o malware Arechclient2, uma variante do SectopRAT, uma família de malwares especializada em roubo de informações sensíveis das vítimas.

Os sites maliciosos imitam o legítimo conversor de arquivos PDFCandy, mas em vez de carregar o software verdadeiro, o malware é baixado. O site apresenta barras de carregamento e até verificação CAPTCHA para criar uma falsa sensação de segurança nos usuários.

Eventualmente, após vários redirecionamentos, a máquina da vítima baixa um arquivo “adobe.zip” contendo a carga maliciosa — expondo o dispositivo ao Trojan de Acesso Remoto (Remote Access Trojan), ativo desde 2019.

Isso deixa os usuários vulneráveis a roubo de dados, incluindo credenciais de navegadores e informações de carteiras de criptomoedas.

O malware “verifica lojas de extensões, rouba frases-semente e até acessa APIs Web3 para drenar ativos furtivamente após aprovação”, disse Stephen Ajayi, líder técnico de auditoria Dapp da empresa de segurança blockchain Hacken, ao Decrypt.

Publicidade

A CloudSEK aconselhou as pessoas a usarem softwares antivírus e antimalware, e a “verificar os tipos de arquivos além das extensões, pois arquivos maliciosos muitas vezes se disfarçam como tipos de documentos legítimos.”

A empresa de cibersegurança também recomenda que os usuários confiem apenas em “ferramentas de conversão de arquivos confiáveis e de sites oficiais, em vez de procurar por ‘conversores de arquivos online gratuitos’”, além de considerar o uso de “ferramentas de conversão offline que não exijam o upload de arquivos para servidores remotos.”

Ajayi, da Hacken, aconselhou usuários de criptoativos a lembrar que “confiança é um espectro; ela é conquistada, não dada. Em cibersegurança, assuma que nada é seguro por padrão.” Ele acrescentou que devem “adotar uma mentalidade de confiança zero e manter a pilha de segurança atualizada, especialmente ferramentas EDR e antivírus que podem detectar anomalias comportamentais como atividades suspeitas do msbuild.exe.”

“Os atacantes evoluem constantemente, e os defensores também devem evoluir”, destacou Ajayi, acrescentando que “treinamentos regulares, consciência situacional e uma cobertura de detecção forte são essenciais. Mantenha o ceticismo, prepare-se para cenários de pior caso e sempre tenha um plano de resposta testado e pronto para ser usado.”

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

  • Você costuma enviar dinheiro para o exterior? O MB está estudando uma solução de pagamentos que promete tornar as transferências com cripto muito mais simples. Clique aqui para responder uma pesquisa e ajudar a construir algo que faça sentido para você!

VOCÊ PODE GOSTAR
Tela de smartphone exibe logo do INSS

Governo pede que corretoras bloqueiem eventuais criptomoedas ligadas à fraude no INSS

Investigações apontam descontos indevidos no INSS, entre os anos de 2019 e 2024, que podem chegar à ordem de R$ 6,3 bilhões
Imagem da matéria: Bitcoin na tesouraria: de objeto de especulação a ativo institucional | Opinião

Bitcoin na tesouraria: de objeto de especulação a ativo institucional | Opinião

Está crescendo a compreensão de que o Bitcoin pode funcionar como uma reserva estratégica de valor para empresas
Imagem da matéria: Drex não irá criar imposto ou aumentar vigilância da Receita, afirma nota de Haddad

Drex não irá criar imposto ou aumentar vigilância da Receita, afirma nota de Haddad

Ministro da Fazenda enviou nota elaborada por auditor fiscal para responder dúvidas de deputado federal sobre as mudanças que virão com o Drex
logo da blackrock e bitcoin fundem

ETF de Bitcoin ultrapassa maior ETF de ouro do mundo em captação no ano

ETF da BlackRock, IBIT, superou pela primeira vez o ETF de ouro da SPDR Gold Trust (GLD) em entradas acumuladas no ano