Imagem da matéria: Câmara dos Deputados convida perito criminal e representante do Bitcoin Banco para audiência
Foto: Agência Câmara

A Câmara dos Deputados convidou para participar de uma mesma audiência pública representantes da Associação Nacional de Peritos Criminais Federais (APCF) e das empresas Bitcoin Banco, NegocieCoins e TemBTC.

A audiência, que faz parte das discussões do projeto de lei que inclui as criptomoedas sob a supervisão do Banco Central, está marcada para às 14h30min de quarta-feira (04), em Brasília.

Publicidade

O diretor de Negócios e Operações da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), Leandro Vilain, também foi convidado. Segundo o documento da Câmara, ele é o único dos presentes que confirmou a presença até o momento.

Das empresas paranaenses, nenhum dos executivos mais conhecidos como Claudio de Oliveira ou Jorge Fayad foram nomeados.

Outros requerimentos

Além disso, o deputados Luís Miranda (DEM-DF) solicitou uma outra audiência pública, ainda sem data marcada. Nela há o convite para o comparecimento de Camila Villard Duran, Professora da USP; Rosine Kadamani, sócia da Blockchain Academy; e a ministra do STJ, Nancy Andrighi”.

A justificativa para os convites, conforme o deputado é seguinte: “contribuir para o projeto que tramita nesta comissão, entender o funcionamento das moedas digitais, e ao final, propor medidas para a sua regulamentação”.

Esses requerimentos têm se tornado cada vez mais comuns. No dia 25 de agosto, por exemplo, um representante do Facebook foi convocado para debater sobre a criptomoeda Libra.

Publicidade

Para compor essa mesa de debates, o deputado convidou representantes do Ministério da Economia; Banco Central do Brasil (Bacen); Ministério da Justiça; e Conselho administrativo de Defesa Econômica (Cade). Um representante da Associação Brasileira de Criptoeconomia (AbCripto) também deverá participar dessa discussão.

O especialista sobres esse tema e doutor em Direito Econômico Henrique Haruki Arake Cavalcante, que foi convidado para tratar sobre a natureza jurídica da moeda virtuais também irá debater sobre a Libra e seus impactos no sistema financeiro nacional.

Por meio do requerimento 10/2019, Ribeiro solicitou uma audiência pública para tratar da natureza jurídica dos bitcoins e similares. Além de Cavalcante, foram convidados representantes do Ministério da Economia; Bacen; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); e Procon do Distrito Federal.

VOCÊ PODE GOSTAR
Montagem com fundo escuro com os logos da Transfero e Fuse Capital

Transfero anuncia compra da Fuse Capital

O foco é ampliar soluções DeFi e inovação na gestão de ativos digitais
Mulher dentro de um carrinho de supermercado segura alegre sacolas com compras

Black Friday: Veja as melhores promoções de corretoras de criptomoedas nesta sexta

Pontos Livelo, reembolso de taxas e cashbacks; veja o que MB, Ripio e OKX prepararam para seus clientes
Imagem da matéria: Deputado apresenta projeto de lei para criar Reserva Nacional de Bitcoin no Brasil

Deputado apresenta projeto de lei para criar Reserva Nacional de Bitcoin no Brasil

Fundo se chamaria Reserva Estratégica Soberana de Bitcoins (RESBit) e teria como objetivo principal diversificar o Tesouro Nacional
Foto ilustrativa de um tesuro

Escritor que ficou rico com Bitcoin lança livro que esconde pistas para tesouro de R$ 11 milhões 

“Eu escondi um tesouro em algum lugar nos Estados Unidos que vale milhões de dólares”