Imagem da matéria: BNDES promove evento no RJ para discutir blockchain dentro do governo brasileiro
(Foto: Shutterstock)

Acontece no dia 03 de dezembro no Rio de Janeiro o II Fórum BlockchainGov, um evento sobre a tecnologia blockchain promovido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em parceria com o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio).

De acordo com a organização, o evento é focado nos principais desafios para que a tecnologia blockchain passa a ser um dos pilares de aceleração da transformação digital dos governos.

Publicidade

Diferentemente da primeira edição, onde foram debatidos provas de conceito, projetos e regulação, o II Fórum BlockchainGov  vai abordar como a nova tecnologia vem aprimorando a confiança em dados de interesse público.

Outro ponto que também vai ser discutido é como as blockchains estão sendo aplicadas aos serviços de bancos públicos, como BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

O evento é aberto ao público mediante confirmação de presença. No entanto as inscrições ainda não estão abertas e o interessado tem que ficar de olho nos sites do BNDES e ITS Rio.

A programação ainda é preliminar. Confira:

Data: terça-feira, 03.12.2019

Local:  Auditório do BNDES – Av. República do Chile, 100 – Rio de Janeiro

Das 9h às 10h — Credenciamento e café da manhã de boas-vindas 

10h às 10h30 — Abertura

10h30 às 11h15 — Palestra: O papel das tecnologias emergentes na transformação digital do setor público do Brasil, com Fabro Steibel.

Publicidade

11h15 às 12h30 — Painel: Aprimorando a confiança em dados de interesse público, com Janaina Costa, Gustavo Sanches e Uirá Porã Maia.

12h30 às 14h — Intervalo

14h às 14h30 — Entrevista  com Paulo Maia, gerente de Arquitetura de TI da Caixa e com Bruno Schmidt, engenheiro de software do Banco do Brasil, sobre blockchain e os bancos públicos.

14h30 às 15h10 — Palestra: Do BNDESToken ao GovToken, com Gladstone Arantes

15h10 às 16h10 — Painel: Blockchain aplicada aos serviços do governo, com Alexandre Barbosa, Guido Lemos, Elmo Oliveira e Suzana Maranhão

16h10 às 16h45 — Intervalo

16h45 às 17h45 — Painel Blockchain e governos: acelerando a transformação, com Vanessa Almeida, Fabíola Greve e José Reynaldo Formigoni

Publicidade

17h45 às 18h — Encerramento, com Fernando Lavrado – Superintendente da Área de Tecnologia da Informação do BNDES.

Sobre o BNDES

O BNDES é um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo e, hoje, o principal instrumento do Governo Federal para o financiamento de longo prazo e investimento em todos os segmentos da economia brasileira.

De acordo com o site da instituição, o órgão dispõe de diversas linhas de financiamento e produtos para apoiar a inovação de empresas de todos os portes e setores, tornando-as mais eficientes e competitivas.

Sobre o ITS Rio

O ITS Rio é um instituto de pesquisa independente e sem fins lucrativos cuja missão é assegurar que o Brasil e o Sul Global respondam de maneira criativa e apropriada às oportunidades oferecidas pela tecnologia na era digital, e que seus potenciais benefícios sejam amplamente compartilhados pela sociedade.


BitcoinTrade: Depósitos aprovados em minutos!

Cadastre-se agora! Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em menos de 5 minutos! Acesse: bitcointrade.com.br

Talvez você queira ler
homem de costas andando em direção a tokenização do mercado financeiro

Singapura divulga lista de instituições parceiras em tokenização de ativos do mundo real (RWA)

JPMorgan e Chainlink integram grupo que já deu início a cinco testes-piloto para a tokenização de ativos
Silhueta de pessoa jogando videogame À frente de TV

O poder dos jogos cripto aumenta: carteiras ativas diárias atingem um milhão

O número de carteiras únicas cresceu aos milhões nos meses de setembro e outubro
Dedo indicador apoia bolo de dinheiro em forma digital

FMI publica manual de CBDC e cobra maior proatividade de países na criação de moedas digitais 

A diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, sugeriu aos países que façam um esforço mais proativo para desenvolver suas CBDCs
CEO interina da OpenAI, Mira Murati, posa para foto

Quem é Mira Murati? A sucessora de Sam Altman na gigante de inteligência artificial OpenAI

Embora a ex-diretora técnica esteja aberta à regulamentação de produtos de IA, ela também rejeitou pedidos para desacelerar o ritmo de desenvolvimento da OpenAI