Imagem da matéria: BNDES promove evento no RJ para discutir blockchain dentro do governo brasileiro
(Foto: Shutterstock)

Acontece no dia 03 de dezembro no Rio de Janeiro o II Fórum BlockchainGov, um evento sobre a tecnologia blockchain promovido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em parceria com o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio).

De acordo com a organização, o evento é focado nos principais desafios para que a tecnologia blockchain passa a ser um dos pilares de aceleração da transformação digital dos governos.

Publicidade

Diferentemente da primeira edição, onde foram debatidos provas de conceito, projetos e regulação, o II Fórum BlockchainGov  vai abordar como a nova tecnologia vem aprimorando a confiança em dados de interesse público.

Outro ponto que também vai ser discutido é como as blockchains estão sendo aplicadas aos serviços de bancos públicos, como BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

O evento é aberto ao público mediante confirmação de presença. No entanto as inscrições ainda não estão abertas e o interessado tem que ficar de olho nos sites do BNDES e ITS Rio.

A programação ainda é preliminar. Confira:

Data: terça-feira, 03.12.2019

Local:  Auditório do BNDES – Av. República do Chile, 100 – Rio de Janeiro

Das 9h às 10h — Credenciamento e café da manhã de boas-vindas 

10h às 10h30 — Abertura

10h30 às 11h15 — Palestra: O papel das tecnologias emergentes na transformação digital do setor público do Brasil, com Fabro Steibel.

Publicidade

11h15 às 12h30 — Painel: Aprimorando a confiança em dados de interesse público, com Janaina Costa, Gustavo Sanches e Uirá Porã Maia.

12h30 às 14h — Intervalo

14h às 14h30 — Entrevista  com Paulo Maia, gerente de Arquitetura de TI da Caixa e com Bruno Schmidt, engenheiro de software do Banco do Brasil, sobre blockchain e os bancos públicos.

14h30 às 15h10 — Palestra: Do BNDESToken ao GovToken, com Gladstone Arantes

15h10 às 16h10 — Painel: Blockchain aplicada aos serviços do governo, com Alexandre Barbosa, Guido Lemos, Elmo Oliveira e Suzana Maranhão

16h10 às 16h45 — Intervalo

16h45 às 17h45 — Painel Blockchain e governos: acelerando a transformação, com Vanessa Almeida, Fabíola Greve e José Reynaldo Formigoni

Publicidade

17h45 às 18h — Encerramento, com Fernando Lavrado – Superintendente da Área de Tecnologia da Informação do BNDES.

Sobre o BNDES

O BNDES é um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo e, hoje, o principal instrumento do Governo Federal para o financiamento de longo prazo e investimento em todos os segmentos da economia brasileira.

De acordo com o site da instituição, o órgão dispõe de diversas linhas de financiamento e produtos para apoiar a inovação de empresas de todos os portes e setores, tornando-as mais eficientes e competitivas.

Sobre o ITS Rio

O ITS Rio é um instituto de pesquisa independente e sem fins lucrativos cuja missão é assegurar que o Brasil e o Sul Global respondam de maneira criativa e apropriada às oportunidades oferecidas pela tecnologia na era digital, e que seus potenciais benefícios sejam amplamente compartilhados pela sociedade.


BitcoinTrade: Depósitos aprovados em minutos!

Cadastre-se agora! Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em menos de 5 minutos! Acesse: bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Com troféu na mão, Jonas Spritzer Amar Jaimovick posa para foto

Criador da pirâmide JJ Invest reaparece pedindo mais dinheiro a suas vítimas

Entre as vítimas da JJ Invest estão o jogador Zico e o ator Sérgio Mallandro
moedas de bitcoin, ethereum e litecoin à frente de quadro negor, sob mesa de sala de aula

Itaú promove curso online gratuito sobre criptomoedas

O lançamento será na quinta-feira (25), com uma live especial no Youtube
Pessoa olha para scanner da Worldcoin

Worldcoin leva multa de R$ 1,2 milhão na Argentina por “cláusulas abusivas” em contrato

As autoridades também reclamaram da falta de clareza da fundação da Worldcoin em relação à idade mínima para o escaneamento de íris
Ronaldinho Gaúcho em vídeo promovendo Olymp Trade

CVM julga hoje a Olymp Trade, corretora proibida no Brasil promovida por Ronaldinho Gaúcho

A plataforma forex prometia retornos de até 92%