Imagem da matéria: BNDES promove evento no RJ para discutir blockchain dentro do governo brasileiro
(Foto: Shutterstock)

Acontece no dia 03 de dezembro no Rio de Janeiro o II Fórum BlockchainGov, um evento sobre a tecnologia blockchain promovido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em parceria com o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio).

De acordo com a organização, o evento é focado nos principais desafios para que a tecnologia blockchain passa a ser um dos pilares de aceleração da transformação digital dos governos.

Publicidade

Diferentemente da primeira edição, onde foram debatidos provas de conceito, projetos e regulação, o II Fórum BlockchainGov  vai abordar como a nova tecnologia vem aprimorando a confiança em dados de interesse público.

Outro ponto que também vai ser discutido é como as blockchains estão sendo aplicadas aos serviços de bancos públicos, como BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

O evento é aberto ao público mediante confirmação de presença. No entanto as inscrições ainda não estão abertas e o interessado tem que ficar de olho nos sites do BNDES e ITS Rio.

A programação ainda é preliminar. Confira:

Data: terça-feira, 03.12.2019

Local:  Auditório do BNDES – Av. República do Chile, 100 – Rio de Janeiro

Das 9h às 10h — Credenciamento e café da manhã de boas-vindas 

10h às 10h30 — Abertura

10h30 às 11h15 — Palestra: O papel das tecnologias emergentes na transformação digital do setor público do Brasil, com Fabro Steibel.

Publicidade

11h15 às 12h30 — Painel: Aprimorando a confiança em dados de interesse público, com Janaina Costa, Gustavo Sanches e Uirá Porã Maia.

12h30 às 14h — Intervalo

14h às 14h30 — Entrevista  com Paulo Maia, gerente de Arquitetura de TI da Caixa e com Bruno Schmidt, engenheiro de software do Banco do Brasil, sobre blockchain e os bancos públicos.

14h30 às 15h10 — Palestra: Do BNDESToken ao GovToken, com Gladstone Arantes

15h10 às 16h10 — Painel: Blockchain aplicada aos serviços do governo, com Alexandre Barbosa, Guido Lemos, Elmo Oliveira e Suzana Maranhão

16h10 às 16h45 — Intervalo

16h45 às 17h45 — Painel Blockchain e governos: acelerando a transformação, com Vanessa Almeida, Fabíola Greve e José Reynaldo Formigoni

Publicidade

17h45 às 18h — Encerramento, com Fernando Lavrado – Superintendente da Área de Tecnologia da Informação do BNDES.

Sobre o BNDES

O BNDES é um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo e, hoje, o principal instrumento do Governo Federal para o financiamento de longo prazo e investimento em todos os segmentos da economia brasileira.

De acordo com o site da instituição, o órgão dispõe de diversas linhas de financiamento e produtos para apoiar a inovação de empresas de todos os portes e setores, tornando-as mais eficientes e competitivas.

Sobre o ITS Rio

O ITS Rio é um instituto de pesquisa independente e sem fins lucrativos cuja missão é assegurar que o Brasil e o Sul Global respondam de maneira criativa e apropriada às oportunidades oferecidas pela tecnologia na era digital, e que seus potenciais benefícios sejam amplamente compartilhados pela sociedade.


BitcoinTrade: Depósitos aprovados em minutos!

Cadastre-se agora! Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em menos de 5 minutos! Acesse: bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Sunny Pires surfando

Surfista brasileiro recebe patrocínio em criptomoedas de comunidade web3

Sunny Pires, de 18 anos, embarca neste mês em expedição à Nicarágua com apoio da comunidade web3 Nouns
Ilustração mostra mapa do Brasil com pontos ligados em blockchain

Banco Central, UFRJ, Polkadot e Ripple se unem para aprofundar pesquisas sobre interoperabilidade entre blockchains e DREX

A Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac) antecipa…
simbolo do dolar formado em numeros

Faculdade de Direito da USP recebe evento da CVM sobre democratização dos mercados de capitais

Centro de Regulação e Inovação Aplicada (CRIA) da CVM vai a “Tecnologia e Democratização dos Mercados de Capitais no Brasil” com transmissão ao vivo no Youtube
busto de homem engravatado simulando gesto de pare

CVM proíbe corretora de criptomoedas e forex de captar clientes no Brasil

O órgão determinou, sob multa diária de R$ 1 mil, a imediata suspensão de qualquer oferta pública de valores mobiliários pela Xpoken