Imagem da matéria: BNDES e TCU assinam acordo para criar Rede Blockchain Brasil
Foto: Shutterstock

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e o Tribunal de Contas da União (TCU) firmaram parceria para criar a Rede Blockchain Brasil. A parceria foi divulgada nesta segunda-feira (18) em publicação do Diário Oficial da União.

O projeto será feito por meio de um Acordo de Cooperação, que é um tipo de parceria na qual não há repasse de recursos entre as entidades.

Publicidade

O prazo para a criação será de 4 anos e dois meses e, conforme aponta o DOU, sem a possibilidade de prorrogação.

Pelo BNDES assinaram o presidente, Gustavo Henrique Moreira Montezano, e o diretor executivo Ricardo Wiering de Barros; pelo TCU a ministra presidente, Ana Arraes.

Detalhes da Rede Blockchain Brasil

Detalhes sobre a Rede Blockchain Brasil foram divulgados em março durante a Ethereum Rio.

Gladstone Arantes, chefe de iniciativas de blockchain do BNDES, apontou que a “RBB” irá rodar na Hyperledger Besu 2.0, um sistema com protocolo de consenso baseado em prova de autoridade (“proof of authority”), no qual não haverá mineração. O objetivo parece ser simplificar a rede ao manter uma camada de controle junto aos agentes estatais.

Segundo o diretor do BNDES, a RBB é inspirada em projetos já existentes da América Latina, Europa e Espanha, e a meta é aumentar exponencialmente a transparência dos gastos públicos.

Publicidade

O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência), a universidade PUC-Rio, a Prodemge (Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais), Prodest (Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo) e a IDB LAB (laboratório de inovação do American Development Bank Group).

VOCÊ PODE GOSTAR
Fios de transmissão cortados

Rede de segunda camada do Bitcoin, Stacks fica parada por 9 horas — o que aconteceu?

A interrupção na produção de blocos na sexta-feira causou também uma queda de 16% no preço do token STX; aqui está o porquê
Banco Central se reunirá hoje com Facebook para debater proibição do WhatsApp Pay

“Inserimos com o Drex o conceito de tokenização nos sistemas dos bancos”, diz Campos Neto

O presidente do BC participa do Emerging Tech Summit, evento do Valor Capital Group em São Paulo
Ilustração de vários hamsters lado a lado vestidos de paletó e gravata

Jogo de Telegram ‘Hamster Kombat’ ultrapassa 150 milhões de usuários

Crescimento explosivo representa um aumento de 50% em uma semana; Toncoin atinge recorde histórico