Imagem da matéria: BMW Investe em Blockchain Para Coibir Trabalho de Crianças em Minas de Cobalto
Pedra do minério em um local de exploração na República Democrática do Congo (Foto Alan Whelan/Trócaire)

A BMW, umas das maiores empresas de veículos do mundo, em parceria com a Circulor, especializada na tecnologia Blockchain, está trabalhando na implantação do sistema para garantir que o cobalto (elemento usado na produção de baterias) seja extraído sem trabalho infantil.

De acordo com a agência Reuters, a blockchain fará o papel de mapeamento do metal desde a mineração até a entrega, principalmente daqueles oriundos de Austrália, Canadá e Congo, que alegam fornecer apenas o cobalto puro.

Publicidade

“A tecnologia blockchain deve ser uma maneira eficiente de provar que o cobalto está limpo dando-lhe um código de barras, assim desde o início ele será rastreado em todos os estágios do seu trajeto, e isso tornaria o processo imutável”, disse o CEO da Circulor, Douglas Johnson-Poensgen, à Reuters.

O cobalto é um metal muito conhecido e usado na produção de baterias de carros elétricos, juntamente com o níquel e o magnésio. A maior inquietação da BMW no momento é que a demanda por veículos elétricos tem aumentada aceleradamente e a empresa precisa garantir uma solução inteligente e estoque adequado.

Trabalho Infantil

O anúncio parece ser uma resposta a uma reportagem da rede americana CBS, que foi até as minas de cobalto na República Democrática do Congo, que produz mais da metade do minério usado no mundo, e flagrou crianças de 11 anos trabalhando no local.

Oliver Zipse, membro do conselho da BMW, disse a Bloomberg:  “Temos uma estratégia detalhada para o futuro que assegura nossa necessidade de volume, bem como a origem e o tipo de produção para que possamos obtê-los em boa consciência”.

Publicidade

Zipse afirmou também que o abastecimento de cobalto e de outros materiais é a questão mais importante no momento antes de decidirem  montar sua própria bateria. Atualmente, a empresa monta o produto, mas não produz suas próprias células.

O comentário de Zipse ocorreu um dia depois da Bloomberg informar que a Volkswagen AG convidou os produtores de Cobalto para conversações na sede da Alemanha nesta semana, o que sugere o início de uma grande concorrência.

Confira o Índice de Preço do Bitcoin no Brasil e as Informações das Principais Exchanges, acesse: https://portaldobitcoin.uol.com.br/preco-bitcoin/

 

BitcoinTrade

A primeira plataforma Brasileira que você pode comprar com segurança utilizando o seu Cartão de Crédito como forma de pagamento. Eles aceitam Visa e Mastercard. A BitcoinTrade ainda conta com certificação de segurança PCI Compliance, a única no Brasil. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Tela de computador que mostra moeda de bitcoin em meio a traços matrix

Hacker admite ter invadido conta no X da SEC para manipular preço do Bitcoin

Eric Council admitiu culpa por ajudar a hackear a conta da SEC no X para enganar o mercado sobre a aprovação dos ETFs de Bitcoin
Michael Saylor posa para foro à frente do logo da Strategy

Strategy compra mais R$ 4,3 bilhões em Bitcoin

A nova compra de BTC ocorre uma semana após Michael Saylor afirmar as aquisições pela Strategy estavam em pausa
banner de divulgação hackathon chiliz

Chiliz anuncia hackathon no estádio do PSG com prêmio de US$ 150 mil

No “Hacking Paris”, os desenvolvedores terão de criar soluções web3 para fãs de futebol com prêmios distribuídos em diversas categorias
Imagem da matéria: Criador do token LIBRA afirma que "controlava" Milei e subornou irmã do presidente

Criador do token LIBRA afirma que “controlava” Milei e subornou irmã do presidente

Não está claro se houve algum pagamento para Karina Milei antes do infame lançamento e queda da memecoin LIBRA