Ilustração mostra logotipos do Ethereum conectados em cadeia
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Lançado no dia 20 de novembro, o Blast, protocolo que atua como segunda camada da Ethereum e promete ganhos com staking mais eficiente que os concorrentes, já recebeu US$ 30 milhões em aportes. O número é do portal CoinDesk, que classifica o desempenho como uma clara evidência da demanda por protocolos de segunda camada. 

O Blast anunciou, por meio de uma longa thread no X, o lançamento de sua plataforma e detalhes de como o processo de staking irá funcionar. 

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A empresa afirma que, no processo de validação de blocos com staking na blockchain principal, os lucros podem ser de 3% a 4%. Já em projetos de segunda camada, o ganho com staking seria zero, o que faria o investidor perder dinheiro por conta da inflação. 

“Especificamente, os usuários nativos do Blast participam do staking de Ethereum e isso é repassado para os usuários da segunda camada e de dApps. Nós redesenhamos a segunda camada do zero, de modo que se você tem 1 ETH na sua carteira do Blast, com o tempo isso irá se tornar 1,04, 1,08, 1,12 ETH de forma automática”, afirma a empresa. 

Além do staking de Ethereum, a companhia afirma que tem um processo semelhante com stablecoins. USDC, USDT e DAI podem render dividendos no protocolo da MakerDAO e esses lucros são repassados para os usuários do Blast que tiverem empenhado os criptodólares. 

Segundo a publicação no X, os saques começam no dia 24 de fevereiro. A empresa levantou US$ 20 milhões em rodada de investimento, vindos da Paradigm e da Standard Crypto. 

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Polêmica sobre possível pirâmide

Uma polêmica sobre o projeto já começar a ser ventilada. Os usuários mais ativos irão receber pontos, que depois poderão ser trocados por recompensas. O ponto controverso é que as pessoas recebem mais pontos conforme conseguirem trazer novos usuários – e se esses usuários, por sua vez, trouxerem mais pessoas, o cliente do início da cadeia também recebe. 

Muitas pessoas têm apontado que o modelo se assemelha a uma pirâmide. O portal The Block confirmou a autenticidade de uma imagem que tem sido compartilhada sobre o programa de incentivos para trazer novos usuários para a plataforma. 

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