Fachada de um prédio da BlackRock na Califórnia, EUA
Shutterstock

A gigante global de investimentos BlackRock protocolou um prospecto junto à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) na segunda-feira (4) que delineou o plano da empresa de adicionar novos fundos negociados em bolsa de Bitcoin ao seu portfólio estratégico.

Chamado de Fundo de Oportunidades de Renda Estratégica, a BlackRock incluirá investimentos em Bitcoin entre suas outras ofertas, destacando os riscos de cada um.

Publicidade

“O fundo pode adquirir ações em produtos negociados em bolsa (ETPs) que buscam refletir, de forma geral, o desempenho do preço do Bitcoin ao manter diretamente Bitcoin (ETPs de Bitcoin), incluindo ações de um ETP de Bitcoin patrocinado por uma afiliada da BlackRock”, escreveu a empresa.

Em janeiro, a SEC aprovou 11 ETFs de Bitcoin à vista, permitindo que todos os candidatos elegíveis negociassem em bolsas dos EUA. A nova linha de produtos de investimento provou ser massivamente popular.

Enquanto ETFs são um tipo específico de ETP focado principalmente em replicar o desempenho de índices financeiros através de uma gestão passiva, os ETPs representam uma categoria mais ampla que inclui uma variedade de estruturas e estratégias de investimento, algumas das quais podem envolver gestão ativa ou estratégias de investimento mais complexas.

Estratégia da BlackRock

A BlackRock observou que o fundo estratégico investirá apenas em ETPs de Bitcoin que são “listados e negociados em bolsas de valores nacionais”, acrescentando que o fundo também pode investir em futuros de Bitcoin.

Publicidade

A BlackRock destacou que o fundo e quaisquer ETPs de Bitcoin nos quais investe incorrerão em custos como taxas de gestão e consultoria, mas que a empresa pode optar por renunciar a algumas dessas taxas.

A empresa alertou os investidores sobre o risco envolvido ao investir, incluindo a perda de todo o seu dinheiro no investimento.

“O risco é inerente a todos os investimentos. O valor do seu investimento no Fundo, bem como a quantidade de retorno que você recebe sobre o seu investimento, pode flutuar significativamente de dia para dia e ao longo do tempo”, disse a BlackRock no arquivo. “Você pode perder parte ou todo o seu investimento no fundo ou seu investimento pode não ter um desempenho tão bom quanto outros investimentos similares.”

A BlackRock incluiu um aviso específico sobre o investimento no mercado de criptomoedas, destacando uma falta de transparência que pode levar a dificuldades em verificar ativos, um risco aumentado de fraude e manipulação — incluindo esquemas Ponzi — e o uso de ativos digitais para atividades ilícitas.

“Tais eventos podem impactar negativamente o preço do Bitcoin e seu apelo de investimento”, disse a empresa.

*Traduzido com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Equipamento de mineração com CPU em uma mesa de escritório com sinal luminoso do Bitcoin atrás

Dificuldade de mineração do Bitcoin bate recorde em último ajuste antes do halving

Recorde significa que mineradores estão correndo para garantir a recompensa de 6,25 BTC por bloco antes do halving
Imagem da matéria: Hackers estão mirando carteiras de Bitcoin; veja como se proteger

Hackers estão mirando carteiras de Bitcoin; veja como se proteger

Usuários de Bitcoin tornaram-se alvo devido à facilidade de quebrar a segurança de algumas carteiras recém-lançadas para Ordinals
Imagem no escuro sugere hacker confuso

Ataques hacker no mercado cripto caíram pela metade em março, aponta relatório

Levantamento diz que queda na exploração de protocolos DeFi vem ocorrendo mês a mês
Imagem da matéria: Clientes brasileiros da FTX vivem expectativa de pagamento e medo de novos golpes

Clientes brasileiros da FTX vivem expectativa de pagamento e medo de novos golpes

Grupo de brasileiros se unem no Telegram para tentar entender comunicações da massa falida da FTX em meio ao receio de novos golpes