Fachada de um prédio da BlackRock na Califórnia, EUA
Shutterstock

A gigante global de investimentos BlackRock protocolou um prospecto junto à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) na segunda-feira (4) que delineou o plano da empresa de adicionar novos fundos negociados em bolsa de Bitcoin ao seu portfólio estratégico.

Chamado de Fundo de Oportunidades de Renda Estratégica, a BlackRock incluirá investimentos em Bitcoin entre suas outras ofertas, destacando os riscos de cada um.

Publicidade

“O fundo pode adquirir ações em produtos negociados em bolsa (ETPs) que buscam refletir, de forma geral, o desempenho do preço do Bitcoin ao manter diretamente Bitcoin (ETPs de Bitcoin), incluindo ações de um ETP de Bitcoin patrocinado por uma afiliada da BlackRock”, escreveu a empresa.

Em janeiro, a SEC aprovou 11 ETFs de Bitcoin à vista, permitindo que todos os candidatos elegíveis negociassem em bolsas dos EUA. A nova linha de produtos de investimento provou ser massivamente popular.

Enquanto ETFs são um tipo específico de ETP focado principalmente em replicar o desempenho de índices financeiros através de uma gestão passiva, os ETPs representam uma categoria mais ampla que inclui uma variedade de estruturas e estratégias de investimento, algumas das quais podem envolver gestão ativa ou estratégias de investimento mais complexas.

Estratégia da BlackRock

A BlackRock observou que o fundo estratégico investirá apenas em ETPs de Bitcoin que são “listados e negociados em bolsas de valores nacionais”, acrescentando que o fundo também pode investir em futuros de Bitcoin.

Publicidade

A BlackRock destacou que o fundo e quaisquer ETPs de Bitcoin nos quais investe incorrerão em custos como taxas de gestão e consultoria, mas que a empresa pode optar por renunciar a algumas dessas taxas.

A empresa alertou os investidores sobre o risco envolvido ao investir, incluindo a perda de todo o seu dinheiro no investimento.

“O risco é inerente a todos os investimentos. O valor do seu investimento no Fundo, bem como a quantidade de retorno que você recebe sobre o seu investimento, pode flutuar significativamente de dia para dia e ao longo do tempo”, disse a BlackRock no arquivo. “Você pode perder parte ou todo o seu investimento no fundo ou seu investimento pode não ter um desempenho tão bom quanto outros investimentos similares.”

A BlackRock incluiu um aviso específico sobre o investimento no mercado de criptomoedas, destacando uma falta de transparência que pode levar a dificuldades em verificar ativos, um risco aumentado de fraude e manipulação — incluindo esquemas Ponzi — e o uso de ativos digitais para atividades ilícitas.

“Tais eventos podem impactar negativamente o preço do Bitcoin e seu apelo de investimento”, disse a empresa.

*Traduzido com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
celular com logo da Coinbase em cima de notas de dinheiro

Coinbase leva multa de R$ 25 milhões por não barrar clientes de “alto risco” no Reino Unido

A operação britânica da Coinbase atendeu mais de 13 mil clientes críticos ao violar um acordo com o regulador
Smartphone mostra logotipo da Binance à frente de tela de negociação

Binance vai excluir seis pares de negociação com Bitcoin, BNB e stablecoins; confira

As remoção das listagens ocorrem entre esta semana e a próxima; veja as datas e horários
Joe Biden posa para foto

Mercados de previsão cripto enlouquecem com desistência de Biden e apoio a Kamala Harris

Os mercados da Polymarket reagiram com volatilidade, com Trump liderando na plataforma e Harris o superando no voto popular
Imagem da matéria: Divulgador da BitConnect é proibido de administrar empresas por 5 anos

Divulgador da BitConnect é proibido de administrar empresas por 5 anos

Bigatton foi condenado na sexta-feira (12) a três anos de reconhecimento de bom comportamento e desqualificado para administrar empresas por cinco anos