Fachada de um prédio da BlackRock na Califórnia, EUA
Shutterstock

A gigante global de investimentos BlackRock protocolou um prospecto junto à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) na segunda-feira (4) que delineou o plano da empresa de adicionar novos fundos negociados em bolsa de Bitcoin ao seu portfólio estratégico.

Chamado de Fundo de Oportunidades de Renda Estratégica, a BlackRock incluirá investimentos em Bitcoin entre suas outras ofertas, destacando os riscos de cada um.

Publicidade

“O fundo pode adquirir ações em produtos negociados em bolsa (ETPs) que buscam refletir, de forma geral, o desempenho do preço do Bitcoin ao manter diretamente Bitcoin (ETPs de Bitcoin), incluindo ações de um ETP de Bitcoin patrocinado por uma afiliada da BlackRock”, escreveu a empresa.

Em janeiro, a SEC aprovou 11 ETFs de Bitcoin à vista, permitindo que todos os candidatos elegíveis negociassem em bolsas dos EUA. A nova linha de produtos de investimento provou ser massivamente popular.

Enquanto ETFs são um tipo específico de ETP focado principalmente em replicar o desempenho de índices financeiros através de uma gestão passiva, os ETPs representam uma categoria mais ampla que inclui uma variedade de estruturas e estratégias de investimento, algumas das quais podem envolver gestão ativa ou estratégias de investimento mais complexas.

Estratégia da BlackRock

A BlackRock observou que o fundo estratégico investirá apenas em ETPs de Bitcoin que são “listados e negociados em bolsas de valores nacionais”, acrescentando que o fundo também pode investir em futuros de Bitcoin.

Publicidade

A BlackRock destacou que o fundo e quaisquer ETPs de Bitcoin nos quais investe incorrerão em custos como taxas de gestão e consultoria, mas que a empresa pode optar por renunciar a algumas dessas taxas.

A empresa alertou os investidores sobre o risco envolvido ao investir, incluindo a perda de todo o seu dinheiro no investimento.

“O risco é inerente a todos os investimentos. O valor do seu investimento no Fundo, bem como a quantidade de retorno que você recebe sobre o seu investimento, pode flutuar significativamente de dia para dia e ao longo do tempo”, disse a BlackRock no arquivo. “Você pode perder parte ou todo o seu investimento no fundo ou seu investimento pode não ter um desempenho tão bom quanto outros investimentos similares.”

A BlackRock incluiu um aviso específico sobre o investimento no mercado de criptomoedas, destacando uma falta de transparência que pode levar a dificuldades em verificar ativos, um risco aumentado de fraude e manipulação — incluindo esquemas Ponzi — e o uso de ativos digitais para atividades ilícitas.

“Tais eventos podem impactar negativamente o preço do Bitcoin e seu apelo de investimento”, disse a empresa.

*Traduzido com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Bitcoin sobe após inflação dos EUA desacelerar para 2,8% em fevereiro

Bitcoin sobe após inflação dos EUA desacelerar para 2,8% em fevereiro

A inflação desacelerou significativamente em fevereiro, mas ainda permanece acima da meta de 2% do Federal Reserve
Imagem da matéria: Token EOS dispara 30% enquanto a rede se reformula para "Vaulta"

Token EOS dispara 30% enquanto a rede se reformula para “Vaulta”

A transição está provisoriamente marcada para o final de maio de 2025, com o token EOS sendo trocado pelo novo token Vaulta
Cynthia Lummis, senadora do estado americano de Wyoming

Senadora Cynthia Lummis propõe compra de US$ 80 bilhões em Bitcoin pelos EUA

A “Lei Bitcoin” apresentada no Senado poderia sistematizar o plano de reserva de BTC do presidente Trump — mas também daria um passo além
ilustração de controles remotos e console mobile de game

Xbox: Tudo o que você precisa saber sobre o novo console e os planos com criptomoedas

Depois de ficar muito atrás do PS5, a Microsoft se prepara para lançar o sucessor do Xbox Series X mais rápido do que o esperado